Cais do Sertão: exposição, feira LGBTQIAPN+ e Primavera dos Museus até o fim de setembro
Programação segue até o dia 27, próxima terça-feira, e inclui também ações guiadas com grupos de visitantes
Exposição e espetáculos lúdicos estão entre as opções que integram a programação do museu Cais do Sertão, que segue com agenda de atividades até a próxima terça-feira (27). Com destaque para a mostra “João Cabral de Melo Neto – Afinal, o que é Poesia?”, em cartaz a partir desta sexta-feira (23) e para a oficina “A Sanfona e o Som – de 8 a 120 Baixos”, para grupos de pessoas e guiada pelo músico-educador Arthur Fernandes.
Já nesta quinta-feira (22), marcando o centenário do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, o Cais apresenta para convidados a exposição "João Cabral de Melo Neto" - Afinal, o que é poesia?”. A mostra ficará aberta ao público na sexta (23), das 10 às 17h, que poderá fazer uma imersão à obra do autor por meio do acervo audiovisual.
Leia também
• Di Melo e Orquestra do Maestro Oséas fazem show em Olinda
• Isadora Melo põe as vestes de compositora em novo disco "Anagrama"
• Festa da Alvorada leva música, dança e Cultura Popular para a Mata Norte
Nos dias 24 e 25 - sábado e domingo - o museu entra no clima da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus e que este ano discute “Independências e Museus: outros 200”. Integrando a programação, o Cais vai oferecer a oficina “A Sanfona e o Som - de 8 a 120 baixos” - voltada para crianças e adolescentes de 7 a 16 anos.
A atividade começa às 14h e é ofertada para grupos de 15 pessoas. Propor a vivência lúdica e prática sobre a história da Sanfona no Brasil, com ação é guiada pelo músico-educador Arthur Fernandes, é a ideia da oficina.
Acessibilidade e Tranforma Pride
No sábado 24 o dia será também para receber grupos do programa PE Conduz - que atende pessoas com deficiência, para mediação acessível no centro cultural.
A atividade integra a ação de roteiros acessíveis do “Estação Museus”, e permitirá aos participantes conhecer os territórios do equipamento, a exemplo da fachada e da vitrine Joias da Coroa, além de oferecer experimentação tátil nos gibões e busto de Luiz Gonzaga e nas maquetes da bacia hidrográfica do Rio São Francisco. A atividade é gratuita e começa às 16h.
Neste mesmo final de semana, no vão livre, vai rolar a Transforma Pride - primeira edição da feira de empreendedorismo voltada ao público LGBTQIAPN+ no Nordeste, encabeçada pelo Ministério de Relações Exteriores da Argentina. O evento busca possibilitar a promoção de projetos e negócios desenvolvidos por este público.
E na próxima terça-feira 27, lendas do folclore pernambucano serão apresentadas de forma lúdica e musicada com o espetáculo “Um Cais de Histórias'', do grupo Tapete Voador. A contação de histórias volta à programação do Cais em versão pocket para o público infantil e estudantes da rede municipal e estadual de Pernambuco.
Serviço
Museu Cais do Sertão
Terças a sextas-feiras, das 10h às 16h; sábados e domingos, das 11h às 17h
Ingressos R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)
Informações no Instagram @caisdosertão