Museu

Cais do Sertão: exposição sobre João Cabral e outras agendas em setembro

Além da exposição que homenageia o centenário do poeta, haverá feira de empreendedorismo LGBTQIAPN+, programação da Primavera de Museus e apresentações

O poeta João Cabral de Melo NetoO poeta João Cabral de Melo Neto - Foto: Renan Cepeda/Folhapress

Os últimos 10 dias do mês de setembro também serão movimentados no Centro Cultural Cais do Sertão, que bateu recorde de agendamentos em agosto - cerca de duas mil pessoas e 41 grupos participaram das atividades educativas e culturais do museu.  A partir desta quinta-feira (22), marcando o centenário do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, o Cais apresenta para convidados a exposição “João Cabral de Melo Neto - Afinal, o que é poesia?”. A mostra, que ficará aberta ao público em geral a partir da sexta (23), das 10 às 17h, possibilitará ao visitante completa imersão à obra do autor por meio do acervo audiovisual.

Já no sábado (24) e domingo (25), o museu entra no clima da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus e que este ano discute “Independências e museus: outros 200”. Especialmente para a programação, o Cais oferecerá a oficina “A Sanfona e o Som - de 8 a 120 baixos”, voltada para crianças e adolescentes de 7 a 16 anos. A atividade, que começa às 14h,  é ofertada para grupos de 15 pessoas e propõe vivência lúdica e prática sobre a história da Sanfona no Brasil. A ação é guiada pelo músico-educador Arthur Fernandes.

O sábado também será dia para receber grupos do programa PE Conduz, que atende pessoas com deficiência, para mediação acessível no centro cultural. A atividade integra a ação de roteiros acessíveis do Estação Museus, e permitirá aos participantes conhecer os territórios do equipamento, como a fachada e a vitrine Joias da Coroa, além de oferecer experimentação tátil nos gibões e busto de Luiz Gonzaga e nas maquetes da bacia hidrográfica do Rio São Francisco. A atividade é gratuita e se inicia às 16h.

Ainda neste fim de semana, no vão livre, vai rolar a Transforma Pride, a primeira edição da feira de empreendedorismo voltada ao público LGBTQIAPN+ no Nordeste, encabeçada pelo Ministério de Relações Exteriores da Argentina. O evento busca possibilitar a promoção de projetos e negócios desenvolvidos por este público.

No dia 27, quem volta à programação é o espetáculo “Um Cais de Histórias'', do grupo Tapete Voador. A contação de histórias em versão pocket é voltada para o público infantil e estudantes da rede municipal e estadual de Pernambuco. Durante a apresentação, o público terá acesso às histórias das lendas do folclore pernambucano de forma lúdica e musicada.  

Todas as informações sobre a programação podem ser acessadas nas redes sociais do Cais: @caisdosertão. 

Serviço

Museu Cais do Sertão

Horário: terças a sextas-feiras, das 10h às 16h; sábados e domingos, das 11h às 17h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)
Informações: @caisdosertao

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter