Cais do Sertão lança podcast sobre a cena musical nordestina
Programa "Raízes Sertanejas" foi desenvolvido pelo músico-educador Diogo do Monte
O museu Cais do Sertão lançou nesta quinta-feira (4) o seu mais novo produto digital: o podcast "Raizes Sertanejas”, disponível no Spotify. O projeto foi idealizado e realizado pelo músico-educador da casa, Diogo do Monte, por meio da Lei Aldir Blanc, e atende ao objetivo do equipamento cultural de estar cada vez mais presente na internet e interagir com o público.
Os novos programas de áudio se unem às playlists já presentes no canal do museu na plataforma de streaming. Como explica o músico-educador, inspiração para criar o podcast veio do sucesso dos debates ao vivo promovidos no Instagram do Cais durante a pandemia.
“Inicialmente, a ideia era apenas capturar os áudios das lives do Instagram para divulgarmos no agregador do Spotify, mas ouvindo tudo de novo percebi que poderia ser um produto que divulgasse as sonoridades e histórias locais”, comenta Diogo Monte.
Leia também
• Ciclo de formação para inclusão digital de mamulengueiros inicia neste sábado (6)
• “Tatu” anuncia o lançamento de Maya, de Tagore
• Museu da Língua Portuguesa tem data para reabertura após cinco anos fechado
Reunindo análises de artistas e pesquisadores sobre a cena musical nordestina, o programa retrata aspectos da cultura sertaneja, como religiosidade, e personagens históricos. No episódio de estreia, o ouvinte pode conferir a versão em áudio da entrevista com o cantor Josildo Sá, referente à Semana Nacional de Museus, em que ele aborda a importância de Luiz Gonzaga para a música brasileira.
As edições seguintes, explica Monte, serão apresentadas no formato de entrevista, com a participação do corpo educativo do Cais e convidados”.