homenagem

Câmara de Vereadores do Recife celebra o legado de Rogaciano Leite

Obra do Poeta, jornalista, radialista, cantor e compositor pernambucano foi protagonista na noite de ontem (14), em sessão especial na Casa Legislativa

Homenagem a Rogaciano Leite na Câmara de Vereadores do RecifeHomenagem a Rogaciano Leite na Câmara de Vereadores do Recife - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Poesia e música tomaram conta da Câmara Municipal do Recife na noite desta terça (14), em uma homenagem ao poeta Rogaciano Leite (1920-1969). A sessão solene contou com a presença da filha de Rogaciano, Helena Leite, e de artistas locais para reverenciar a obra e o legado literário do pernambucano de São José do Egito.

A homenagem foi proposta pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), que abriu a sessão. “Quando pensamos nesta reunião solene foi para ressaltar os grandes feitos desse pernambucano”, disse o parlamentar. “Na realidade, o que estamos fazendo aqui é a tentativa singela da reparação histórica, diante à dívida de gratidão que a maioria do nosso povo tem em relação à sua obra.”

Muito emocionada, Helena Leite agradeceu as homenagens ao pai. “Falar de um gênio, sendo esse gênio o meu pai, é muito difícil. Meu pai foi brilhante em tudo, foi um semeador de emoções. Suas Precisamos valorizar nossos mestres, nossa cultura. É muito emocionante estar aqui, hoje”
 
O homenageado

Rogaciano Leite nasceu em 1º de julho de 1920, na Fazenda Cacimba Nova, em São José do Egito, no Sertão do Pajeú. Entre trovas, glosas, poemas românticos e sociais, sonetos de improviso, crônicas e poemas-reportagens, fez da palavra sua principal ferramenta artística.

Helena Leite, ao centro, mora em Madri e esteve no Recife para a homenagem ao paiHelena Leite (ao centro), filha de Rogaciano, participou da sessão solene em homenagem ao pai | Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco

Foi poeta, jornalista, pesquisador, radialista, cantor e compositor. Na comunicação, foi agraciado, por três vezes, com o Prêmio Esso de Jornalismo. Como compositor, foi autor, entre outras canções, de “A Volta de Maringá”, “Cantar e Sorrir” e Ceará Selvagem”.

Como escritor, tem em “Carne e Alma” (1950) um de seus livros mais conhecidos. Além disso, é patrono de diversas academias literárias, entre elas, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, que instituiu a Medalha Rogaciano Leite.

Declamando e cantando Rogaciano
A cerimônia teve transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Câmara Municipal do Recife e teve a participação de artistas como Kelly Rosa, Daniel Buenoe Luizinho de Serra. O cantor Santtana também marcou presença e, fora do script, também ocupou a tribuna da Câmara para falar sobre Rogaciano.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter