Brasil

Camila Pitanga, Maria Rita, Dira Paes e outras famosas criticam novo manual do governo sobre aborto

Documento do Ministério da Saúde diz que "todo aborto é crime" causou controvérsia; audiência pública foi marcada para a manhã desta terça-feira (28)

Camila PitangaCamila Pitanga - Foto: Reprodução / Instagram

Diversas artistas famosas foram às redes sociais protestar contra o novo manual do Ministério da Saúde que versa sobre a orientação dada às mulheres vítimas de violência sexual nas unidades de públicas de saúde. A minuta do manual, vazada no início deste mês, causou indignação de organizações de defesa das mulheres por supostamente dificultar o acesso ao aborto legal.

As atrizes Camila Pitanga, Ana Hikari e Dira Paes, as cantoras Teresa Cristina e Maria Rita, além da apresentadora Marcela McGowan foram algumas das personalidades que protestaram contra o documento. Elas chamaram atenção para a audiência pública marcada pelo Ministério da Saúde na manhã desta terça-feira que tinha como objetivo discutir o conteúdo do manual. O ator Gregório Duvivier e o diretor Kleber Mendonça Filho também engrossaram o coro da campanha.

A minuta foi elaborada pelo secretário de Atenção Primária à Saúde da pasta, Raphael Câmara, que é declaradamente contra o aborto. Um dos trechos do manual que levantou controvérsia diz que "todo aborto é um crime". A afirmação vai contra o próprio código penal, no qual as situações legais de aborto estão previstas nos incisos do artigo 128.

Veja também

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Artistas gravam música e clipe em apelo para salvar o Pantanal; assista
SOS PANTANAL

Artistas gravam música e clipe em apelo para salvar o Pantanal; assista

Newsletter