Carmen Virginia estreia "Uma Senhora Panela", no GNT, hoje
A chef pernambucana Carmen Virginia estreia hoje no GNT como apresentadora do programa "Uma Senhora Panela", em que recebe convidados famosos e cozinha receitas numa panela de barro
Conhecida por exercitar uma cozinha potente ligada à sua ancestralidade, Carmen Virginia também virou presença constante em alguns dos principais programas de entretenimento gastronômico do Brasil. Para além dos estúdios, Dona Carmen, como é mais conhecida pelos pernambucanos, também está à frente do restaurante Altar, no bairro de Santo Amaro, região Central do Recife, onde é possível compreender a essência do seu trabalho - fortemente ligado à cultura afro, ao universo dos orixás e seus ritos. Em tempos em que rede social é 'rei', Carmen também se mostra uma exímia influenciadora.
Parece ser a receita 'de bolo' ideal para que o dia de hoje chegasse na hora certa, digamos assim. Após várias participações no entretenimento, a chef estreia um programa todo seu, logo mais às 21h30 no GNT. É o "Uma Senhora Panela", idealizado pela própria Carmen e todo gravado em Pernambuco, especificamente em Olinda, dirigido pela cineasta Dea Ferraz, com coprodução do canal com a Casinha Produções - empresa local especializada em audiovisual.
Onde, como e quando?
De hoje a 3 de fevereiro, serão exibidos 10 episódios - são exibidos dois a cada sexta - em que a anfitriã bate um papo em que a descontração é o tempero principal, com vários convidados da música e artes em geral, como Luísa Sonza, Preta Gil, Nega do Babado e Doralyce, Lia de Itamaracá e Nara Couto, Luísa Sonza, Zezé Motta, Zé Ricardo, Larissa Luz, Almério e Martins, Criolo e Mariene de Castro. Enquanto conversam sobre a vida, amores e sonhos, Dona Carmen cozinha em uma panela de barro.
Leia também
• Indicada ao Emmy, famosa atriz egípcia é condenada por posse de balas de maconha
• Influencers, cantores e jogadores de futebol: veja os mais bem pagos no Instagram em 2022
• Recife recebe "Van Gogh Live 8K", maior exposição imersiva do mundo sobre o artista
Sim, em uma única panela serão preparados moqueca, baião de dois, vatapá de peixe, cascona de aratu, arroz de chambaril, caruru de rabada, cozido pernambucano, entre outras receitas opulentas. O primeiro EP traz Preta Gil como convidada. E enquanto a artista aprende a cozinhar arroz de polvo, a dupla fala de família, casamento e amizade, além de informações e curiosidades sobre a história dos ingredientes. Confira umbate papo exclusivo com a apresentadora:
De quem foi a iniciativa de filmar o programa em Pernambuco? Sua ou do GNT?
Todo o projeto foi pensado por mim e amadurecido junto ao Lázaro Ramos, há pelo menos 3 anos, ele me deu uns toques de como poderia ser! A casa, visão do mar, receber convidados, ter música… O GNT adorou a ideia porque disse que seria incrível ter uma produção fora dos eixos Rio/São Paulo. Então, eu convidei o pessoal da Casinha Produções para fazer o projeto.
Por que cozinhar tudo numa panela de barro?
Eu queria falar sobre ancestralidade, eu queria falar sobre técnicas primitivas, queria mostrar que não é tão difícil assim cozinhar em uma única panela! Cheguei a pensar no ferro, tão importante também, mas foi conhecer Dona Terezinha lá do Alto do Moura, vê-la e eu entendi que eu mesma poderia moldar a minha panela, que não há mais força da ancestralidade do que essa!
Fale sobre a escolha dos convidados.
Os convidados partiram de pessoas que eu gosto, e da indicação de Zé Ricardo (diretor musical). Por também já me conhecer, indicou pessoas que topariam vir ao Recife, passar um dia, num clima incrível, conversar, comer, falar sobre tudo.
Qual a narrativa das conversas com os convidados?
Conversamos sobre tudo, sobre amor, sobre careira, sobre família, casamento, sobre sonhos, sobre a vida na infância, sobre memórias.
Como é ser protagonista de um programa de entretenimento gastronômico, que é, certamente, um passo acima da atuação de jurada, que você já ocupou?
Eu estou vivendo o melhor momento da minha vida! Estou feliz porque estou entregando ao Brasil um programa onde a maioria vai se sentir representada, onde eles vão saber que foi pensado pra eles mesmo e não pra uma parcela mínima de pessoas.
Apesar da intimidade com as câmeras e estúdios em outros programas, quais foram os desafios e descobertas desta vez?
Acho que ter mais responsabilidade com as pessoas, com o horário, com os artistas serem bem recebidos, se sentirem em casa e de dar conta de fazer um programa com qualidade pro GNT, porque eles acreditaram no projeto, né? Tiveram confiança e respeito em só receber o resultado! Então, o desafio foi cuidar para que tudo saísse perfeito, pois ninguém tinha experiência em programa de gastronomia. Tive cuidado com o prato, a panela, um livro do cenário, a câmera pra passear nos ingredientes. De certa forma, nesse projeto, eu fiz um pouco de cada coisa, aprendi muito também porque estive do lado dos melhores profissionais, alguns escolhidos a dedo por excelência e por energia!
SERVIÇO
“Uma Senhora Panela” estreia hoje, com exibições às sextas, em episódios duplos, às 21h30 e às 22h, no GNT