Logo Folha de Pernambuco

carnaval do Recife

Carnaval 2025: Recife homenageia Elba Ramalho, Marron Brasileiro e Troça Abanadores do Arruda

Anúncio aconteceu nesta segunda-feira (2), pela constribuição dos artistas para a disseminação da cultura pernambucana e nordestina

Elba Ramalho, homenageada do Carnaval do Recife 2025Elba Ramalho, homenageada do Carnaval do Recife 2025 - Foto: Wesley D'Almeida/PCR

 Os homenageados do Carnaval do Recife 2025 serão os artistas Elba Ramalho e Marron Brasileiro, além da Troça Abanadores do Arruda. O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (2), para confirmar os tradicionais brinquedos da cultura popular como protagonistas na festa da capital pernambucana.

De acordo com o prefeito da capital, João Campos (PSB), a decisão veio para valorizar o papel dos artistas na disseminação da cultura pernambucana e nordestina Brasil afora.

“Homenagem importante, justa e merecida. É muito bom a gente ter um carnaval democrático, popular, acessível, e principalmente poder reconhecer as pessoas em vida", afirmou.

"Elba, que é uma grande voz feminina do frevo, do forró, da cultura nordestina, uma pernambucana de coração. Marron, um filho da Mustardinha, que aqui contou a sua história emocionante de como a gente tem grandes talentos na nossa terra, e os Abanadores do Arruda, uma entidade da cultura popular com 90 anos de história”, completou.

De acordo com a prefeitura, nos próximos dias, serão feitos mais anúncios sobre a festa. A expectativa é, inclusive, que o Carnaval no Recife tenha ainda mais dias em 2025 para a população e turistas que vierem à cidade entre o fim de fevereiro e início de março.

Elba Ramalho

Elba Ramalho, homenageada do Carnaval do Recife 2025Elba Ramalho, homenageada do Carnaval do Recife 2025. - Foto: Wesley D'Almeida/PCR

O destaque inicial vai para a cantora, compositora e multi-instrumentista Elba Ramalho. É claro também que a artista dispensa apresentações. Nascida na zona rural de Conceição, no Vale do Piancó, na Paraíba, ela é sinônimo da cultura nordestina. Estreou nos palcos primeiro como atriz, para, posteriormente, consagrar-se como cantora.

Ao longo de 50 anos de carreira, a artista gravou dezenas de discos, com milhões de cópias vendidas, e conquistou dois Grammy Latino. Os ritmos seguidos sempre foram tradicionais da cultura nordestina: nunca faltou forró, xote, baião e frevo no repertório da cantora.

“Estou em choque. Eu achei que era alguma outra coisa que ia acontecer! Que honra, muitíssimo obrigada. Fico muito feliz, e junto com Marron, que para mim é um cara maravilhoso. Realmente estou surpresa”, agradeceu Elba, que foi avisada da homenagem em chamada de vídeo com o prefeito.

Marron Brasileiro

Marron Brasileiro comanda a festa no PinaMarron Brasileiro, homenageado do Carnaval do Recife 2025. - Foto: Reprodução/Facebook

Já Marron Brasileiro participou da cerimônia de anúncio. O artista é compositor de verdadeiros hinos que ditam todo Carnaval recifense, como Nas Ondas do Desejo", "É tanto Amor", "Galera do Brasil" e "Arreia a Lenha". Natural do bairro da Mustardinha, Zona Oeste da cidade, começou a carreira cantando em bares, até ganhar maior projeção como integrante de diversas banfas, como o Grupo Alcano e, mais tarde, Scorpions. 

Marron também fundou a Versão Brasileira, banda que consagrou seu nome no topo das paradas e trios elétricos do Recife. Com tanta história escrita, no entanto, a homenagem no Momo recifense chega como uma grande conquista. 

“Essa homenagem não é somente para mim. É para minha família, minha esposa e toda aquela gama de músicos que eu conheço de lá [a Mustardinha] e que não conseguiu, que sabem da luta que é sair da comunidade”, explicou. 

Troça Abanadores do Arruda
A Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda (Abano) foi fundada em 1° de outubro de 1934, no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife. No início, os fundadores Manoel João José Gonçalves de Santana e Amaro Santiago, foliões e sócios do Vassourinhas, batizaram a troça apenas como Abanadores. O "Arruda" viria a ser incorporado mais tarde, em 1937, quando José Gusmão assumiu a presidência da agremiação e transfere a sede para o bairro do Arruda.

Desfilando de Carnaval em Carnaval, as composições de José Constantino, integrante da diretoria desde 1984, capturam a essência do Momo pernambucano. Foi por essa combinação entre tradições e inovações que a Troça foi escolhida como uma das homenageadas.

“Em nome da presidente, agradecemos essa belíssima homenagem. São 90 anos de tradição e estamos muito felizes, surpresos e emocionados”, falou o representante do grupo, Alexandro Santos, presente na cerimônia de anúncio.

Veja também

Rede de Comunicação Pública vive maior expansão da história
EBC

Rede de Comunicação Pública vive maior expansão da história

Cia. Artefolia celebra 30 anos apresentando resultado de projeto de memória, nesta terça (3)
dança e memória

Cia. Artefolia celebra 30 anos apresentando resultado de projeto de memória, nesta terça (3)

Newsletter