Logo Folha de Pernambuco

ARTES VISUAIS

Catarina DeeJah apresenta "bandeirolas gigantes" em exposição em Olinda

A mostra pode ser vista a partir desta sexta-feira (11), no Museu Regional de Olinda

Catarina DeeJah apresenta exposição em OlindaCatarina DeeJah apresenta exposição em Olinda - Foto: Divulgação

Catarina DeeJah, multiartista pernambucana, apresenta ao público sua nova exposição. “Artista-Prática Catarina DeeJah: De Que País Vem Este Carnaval? Se o Oriente Nasce em Meu Quintal” pode ser vista a partir desta sexta-feira (11), com abertura às 18h, no Museu Regional de Olinda.

Conhecida por exercer sua força seja na música ou nas artes visuais, Catarina leva à mostra um recorte das bandeirolas produzidas por ela. São seis obras em formato “gigante” feitas de tafetá recortado a partir de padronagens de um banco de vetores que a artista acumula há uma década.

A curadoria da exposição é assinada por Ana Gabriella Aires. Em seu texto curatorial, ela  afirma que o trabalho de Catarina DeeJah tem como matéria o dia-a-dia e que “suas práticas são apropriações e transformações desse cotidiano, das ruas, do que circula nas ruas, por entre as pessoas”.

O trabalho da artista com as tais bandeiras começou por acaso e de forma improvisada. A ideia era confeccionar a decoração de um baile no Clube Bela Vista, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. “Uni uma referência do artesanato tradicional das festas do México com a nossa cultura junina para criar bandeirinhas vazadas com tipografia própria e signos”, relembra.

Depois de quatro anos reproduzindo suas manualmente [cortando com tesoura de unha e estilete], surgiu a parceria com o Coletivo 3D, que possibilitou o corte a laser. O coletivo e a Hactus Creative são parceiros da mostra no suporte técnico.

A exposição é a segunda do circuito de comemorações aos 40 anos do Ateliê Iza do Amparo, símbolo das artes visuais olindenses, com incentivo do Funcultura. Fundado pelos pais de Catarina DeeJah, o local impulsionou seu fazer artístico a partir do convívio familiar. 

Serviço:
Exposição “Artista-Prática Catarina DeeJah — De Que País Vem Este Carnaval? Se o Oriente Nasce em Meu Quintal”
Abertura nesta sexta-feira (11), das 18h às 21h. Visitação até 3 de novembro, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h; aos sábados e domingos, das 14h às 16h
No Museu Regional de Olinda (Rua do Amparo, 128, Sítio Histórico de Olinda)
 

Veja também

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar
CINEMA

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)
Cinema rural

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)

Newsletter