Cebolinha – rica e discreta
Eficaz na remoção de acnes, favorece a limpeza da pele. Como também fortalece e estimula o crescimento do cabelo, reduzindo sua queda.
Cebolinha é uma das minhas ervas prediletas, mas passei a conhecê-la melhor a partir deste estudo para construir o texto e trazer para os leitores internautas.
Há indício do cultivo da cebolinha de 3.200 a.C. pela civilização persa. Apesar de serem da mesma família, existem dois tipos: Allium fistulosum (cebolinha-comum ou verde), natural da Sibéria; e, Allium Schoenoprasum (cebolinha-de-folhas-finas ou galega), proveniente da Europa.
Existem estudos comprovados dos benefícios do uso tanto da família do Allium (a sua maioria são antibióticos naturais) para vários tipos de câncer, exemplo: o de próstata. Tanto quanto, pesquisas centradas na própria cebolinha que por ser rica em quercetina e outros flavonoides têm propriedades que ajudam a proteger contra o câncer de mama, cólon, ovários, endométrio e pulmões.
A já citada quercetina favorece a redução dos níveis de colesterol e placas nas artérias, evitando aterosclerose e ajudando na redução da pressão arterial, do risco de AVC e ataques cardíacos.
A cebolinha é rica em vitamina C e possui ácido fólico ajuda a aumentar a circulação sanguínea e a vitamina C facilita a assimilação de ferro dentro do organismo.
Por ser rica em vitamina K contribui para formar e fortalecer os ossos, além de precaver para danos neuronais no cérebro e favorece ao tratamento de doenças de Alzheimer.
A cebolinha aumenta o imunológico e também ajuda a retardar e prevenir a degeneração macular.
Possui betacaroteno que é eficaz na remoção de acnes, favorecendo a limpeza da pele. Como também, fortalece e estimula o crescimento do cabelo, reduzindo sua queda.
A cebolinha é considerada um alimento afrodisíaco.
Mulheres grávidas podem usar a cebolinha nas suas refeições por favorecer a formação do feto.
O exagero nunca é bem vindo, no caso da cebolinha estimula o apetite. O ideal é apenas o consumo diário de uma colher de sopa de cebolinha.
Para aproveitar todas as vitaminas existentes, nunca deve ferver esta erva que perderá os seus nutrientes, a sugestão é incluí-la na finalização da receita que está sendo feita. Como pode ser usada crua e para decoração de pratos.
Como plantar
Clima - pode ser cultivado em qualquer clima, mas se desenvolve melhor em regiões de clima quente.
Luminosidade - pode ser cultivado em lugares ensolarados ou com sombra parcial com alta luminosidade. Porém, em pleno sol as folhas têm mais sabor e aroma que as cultivadas em sombra parcial.
Solo – bem drenado e rico em matéria orgânica. Como é uma planta rústica, o coentro tolera várias condições de solo, sendo que folhas com melhores aromas e sabores são encontradas em plantas cultivadas em solos pouco férteis.
Irrigação – o solo deverá estar úmido, mas não encharcado. Permitindo que o solo seque ligeiramente.
Plantio – por ter baixa taxa de germinação e podem demorar a germinar. Deixar as sementes de molho em água de 1 a 3 dias pode ajudar na germinação. Plante as sementes no local definitivo na horta, a até 1 cm de profundidade.O coentro pode ser cultivado em vasos e jardineiras, de preferência com pelo menos 30 cm de profundidade, pois a planta tem uma longa raiz primária. Se cultivado em vasos menores, terá seu desenvolvimento bastante limitado.
Cuidados – retire sempre as plantas invasoras.
Colheita - a colheita das folhas do coentro pode começar de 30 a 70 dias depois da germinação. Colha a planta inteira ou colha apenas as folhas mais externas quando são necessárias, procurando não retirar mais do que um terço das folhas para não enfraquecer muito a planta.
A cebolinha também é um ótimo repelente que pode ser utilizada em preparos orgânicos para prevenir doenças de plantas e pragas.
Realmente, a cebolinha é uma planta muito rica em vários nutrientes favorecendo quem faz o seu uso. Porém, ela é muito discreta.
Milhões de beijos iluminados,
Profissionais que contribuem com a coluna Holística Vida Verde (agradeço por sempre tirarem minhas dúvidas e contribuírem com os seus textos sempre que solicitados):
Anamaria Pereira – Agrônoma e Doutora em Horticultura – Petrolina-PE.Contato: (87) 99925.1890 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected].
Simone Miranda - Agrônoma especialista em Agroecologia – Recife-Pe. WhatsApp: 99769-5236 - Email: [email protected] - Facebook: https://www.facebook.com/melihortas/
Tiago Franca – Técnico Ambiental e Gestor Administrativo – Chapecó-SC. Contatos: (49) 99988.8301 (Tim e WhatsApp) – E-mail: [email protected].
* Mariomar Teixeira - Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp / (81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: [email protected].
Formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.
* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.