Logo Folha de Pernambuco

Mobilização

Cena Expandida: cinco festivais de artes cênicas do Recife anunciam articulação inédita

Eventos formam calendário de programações culturais ao longo do mês de setembro

Fabio Pascoal (Feteag), Paula de Renor (Reside), Pedro Portugal (Feted) e Arnaldo Siqueira (Cena Cumplicidades)Fabio Pascoal (Feteag), Paula de Renor (Reside), Pedro Portugal (Feted) e Arnaldo Siqueira (Cena Cumplicidades) - Foto: Divulgação

O Recife recebe, entre os dias 8 e 30 de setembro, a primeira edição da Cena Expandida. A iniciativa consiste na articulação entre cinco festivais de artes cênicas que costumam tomar conta da cidade no segundo semestre: Cena Cumplicidades - Festival Internacional de Artes da Cena, Festival de Teatro do Agreste (Feteag), Festival Estudantil de Teatro e Dança (Feted), Reside - Festival Internacional de Teatro de PE e Transborda - As linguagens da cena.

Desde 2018, um diálogo vem sendo estabelecido entre esses eventos, com o objetivo de potencializá-los. Os impactos da pandemia de Covid-19 na cena cultural tornaram a proposta ainda mais necessária. Unindo projetos com perfis diferentes, a ideia é contribuir com a retomada das plateias ao presencial. 

“De fato, a gente não contava com o cenário que começou a se instaurar em 2019 e que piorou a partir de 2020. Isso escancarou todas as mazelas e colocou um freio na produção cultural do País. Com tudo isso, tornou-se necessário para a gente empreender para dar sustentabilidade ao setor das artes cênicas”, apontou Arnaldo Siqueira, organizador do Cena Cumplicidades, em coletiva de imprensa virtual realizada nesta quarta-feira (31).
 

“A gente percebe que as plateias já vinham em decadência e isso foi exacerbado durante a pandemia. Esse público sumiu das salas de teatro, principalmente os mais alternativos ou conceituais. A ideia é trazer o espectador para essa roda, fazendo com que ele circule por esses eventos todos”, pontua Fabio Pascoal, do Feteag.

Mantendo programações e recortes curatoriais independentes, os festivais estabeleceram uma cooperação mútua em torno de um calendário divulgado em conjunto. A abertura ocorre no dia 08 de setembro, com o Feted e o Transborda. As atividades do Cena Cumplicidades têm início no dia 10, seguidas pelo Feteag, a partir do dia 20, e do Reside, no dia 22.

Ao longo do mês, os cinco festivais oferecem à população recifense diversos espetáculos e oficinas. As grades vão ocupar diferentes equipamentos culturais da cidade, como a unidade do Sesc em Santo Amaro, os teatros do Parque, de Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, Apolo, Luiz Mendonça, Barreto Júnior, o Muafro e o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, além de praças, parques e outros espaços.

“Esse é um projeto piloto. Cada um de nós [organizadores de festivais] assumiu um compromisso de experimentar, buscar recursos e não desistir dessa articulação. Nosso sonho é ver a Cena Expandida ampliada nos próximos anos, com outros festivais somando com a gente nessa articulação”, aponta Paula de Renor, produtora do Reside. 

Veja também

Grupo Magiluth é destaque em livro sobre dramaturgia contemporânea
teatro

Grupo Magiluth é destaque em livro sobre dramaturgia contemporânea

Quem é João Villa, apontado como novo affair da Grazi Massafera?
CELEBRIDADES

Quem é João Villa, apontado como novo affair da Grazi Massafera?

Newsletter