Logo Folha de Pernambuco

Cultura Popular

Centro Cultural Cambinda Estrela recebe feira com oficinas e shows neste final de semana

Feira Quilombar de Arte Negra realiza atividades artísticas no sábado (26) e domingo (27)

Maracatu Cambinda Estrela fará ensaio aberto durante o eventoMaracatu Cambinda Estrela fará ensaio aberto durante o evento - Foto: Divulgação

O Festival “ASE – Aproximar, Significar, Empoderar” realiza sua 8ª edição neste final de semana oferecendo uma programação de oficinas, apresentações culturais, feira de arte negra e "giras de conversas" no Centro Cultural Cambinda Estrela, no bairro Campina do Barreto (Rua Dr Elias Gomes, 420), Zona Norte do Recife. Organizado pela Feira Quilombar de Arte Negra, o evento realizará dois dias seguidos de atividades gratuitas, neste sábado (26), das 14h às 20h, e domingo (27), das 15h às 22h.

O evento é aberto para contribuição voluntária com a doação de produtos de limpeza para a manutenção do Centro Cultural Cambinda Estrela. Na entrada é obrigatório a apresentação do cartão de vacina (passaporte vacinal), além do uso obrigatório de máscara, em virtude da pandemia da Covid-19.

Nesta nova edição, com incentivo da Lei Aldir Blanc, o Festival ASE traz como tema o “Futuro ancestral”, propondo uma conexão das vivências de diversas gerações que fizeram e fazem a resistência do povo negro. O coletivo de artistas e artesãs e atesãos negros e negras da Feira Quilombar de Arte Negra, existente desde 2016 e responsável pela iniciativa, tem o objetivo de fortalecer e divulgar a cultura afrodescendente, incentivando também o afroempreendedorismo e a economia criativa com o evento.

Programação
No (26) serão ministradas oficinas de confecção de abayomis, amarração de turbantes, estudos e criação de ritmos afro e popular, dança dos orixás e o Maracatu Nação Cambinda Estrela fará um ensaio aberto.

Já no domingo (27), o público poderá conferir a feira de arte negra, a apresentação artística do Grupo Orí, louvação, a gira de conversa para debater sobre a militância negra através do tempo e suas perspectivas, e o leilão em chamas, além dos shows do Grupo Bongar com a participação do Pirão Bateu, do Coco dos Pretos e do Afoxé Retrô. A programação de shows e o leilão em chamas serão transmitidos ao vivo pelo canal da Feira Quilombar no YouTube.

Conversas
Participam das "giras de conversa" o artista, rapper, B-Boy e arte-educador pernambucano Okado do Canal, e Rafaella Gomes, produtora cultural pernambucana do Kilomburbano, espaço cultural localizado no Centro do Recife (Rua Bispo Cardoso Ayres) que está em funcionamento desde o fim do ano passado.

O evento
O Festival ASE chega mais uma vez para somar com atividades de reconhecimento, valorização e autoestima da comunidade negra e do público em geral, com afroempreendedorismo por meio da feira de produtos e serviços, formação pedagógica com oficinas e rodas de diálogo e apresentações culturais. A última edição (7ª), realizada no início deste mês (06/03), foi marcada pela homenagem a Guitinho da Xambá, na comunidade da Xambá, em Olinda/PE, que recebeu um público expressivo.

O evento está sob coordenação geral de Thúlio Xambá, coordenação pedagógica de Negra Dany, coordenação musical de Madson Silva, produção executiva de Jamesson Santos e produção de Nina Meneses.

Centro Cultural Cambinda Estrela
Com mais de 25 anos de existência, o espaço atende as comunidades de Chão de Estrelas, Capilé, Arruda, Cajueiro e Campo Grande, todas no Recife, além de Peixinhos, em Olinda. O Cambinda Estrela promove diversas ações de valorização da cultura negra e educação popular para integrantes do maracatu e demais interessados/as. A instituição é um braço social do Maracatu Nação Cambinda Estrela, que tem 86 anos de história e tradição com a realização de projetos sociais voltados à afroeducação.

Serviço

8º Festival ASE – Aproximar, Significar, Empoderar

Datas e horários: 26/03 (sábado), das 14h às 20h; 27/03 (domingo), das 15h às 22h
Local: Centro Cultural Cambinda Estrela (bairro Campina de Barreto - Rua Dr Elias Gomes, 420)
Entrada: gratuito (aberto para contribuição voluntária com a doação de produtos de limpeza)
Transmissão: Feira Quilombar no YouTube (https://bit.ly/3txqKNi)

Confira a programação completa:

26/03 (sábado)

14h - Oficina: confecção de abayomis com Gilblênio Saadh
15h - Oficina: amarração de Turbantes com Negra Dany
16h - Oficina: estudos e criação de ritmos afro e popular com Madson Silva
17h - Oficina: dança dos orixás com Paulo Queiroz
19h - Ensaio aberto do Maracatu Nação Cambinda Estrela

27/03 (domingo)

15h – Feira de Arte Negra
15h30 - Grupo Orí
16h - Louvação com o Bàbálorixá Fábio Rodrigues
16h30 - Gira de conversa: A militância negra através do tempo e suas perspectivas (participações de Okado do Canal, Rafaella Gomes, Arnaldo Filho e Tiago Kafuso Nagô)
18h - Leilão em chamas
18h30 - Grupo Bongar com Pirão Bateu
19h30 - Coco dos Pretos
20h30 - Afoxé Retrô
22h - Encerramento 

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter