Cepe abre campanha para incentivar a obra de Miró da Muribeca
Viver o Recife também era sentir cada verso da poesia de Miró da Muribeca. Ou ver ou ouvi-lo. Em um cotidiano agitado antes da pandemia, era possível ver o poeta declamando seus versos no transporte público, nos equipamentos culturais e também em mesas de bares. Agora, admiradores e leitores de um dos poetas urbanos mais importantes do País podem contribuir com a campanha #LeiaMiró, que se iniciou nesta terça-feira (20) pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com dois combos produzidos pelo poeta pernambucano João Flávio Cordeiro da Silva.
Para sempre lembrar
A proposta do projeto é valorizar e ajudar a suscitar a leitura da obra de Miró. Para isso, foram feitos os combos “O Poeta Resiste” e “Coração na Parede”. O primeiro vem um livro para o público adulto ("Miró até agora", Cepe - 2016), um livro infantil ("Atchim!", Cepe - 2019) e um pôster de tamanho A4 com um poema do artista. Já o combo “Coração na Parede” leva ao público dez pôsteres de tamanho A3, cada um estampado com um verso. Todos os cartazes trazem a assinatura do artista.
“Ele é nosso parceiro e somos admiradores da sua arte. Com os pôsteres, estamos ajudando a levar a poesia desse importante artista de rua para dentro da casa das pessoas”, diz a gerente de marketing da Cepe, Giselle Melo, sobre a promoção. Os combos ficarão disponíveis nas lojas físicas e digitais da companhia até o fim do estoque.
Os poemas trazidos nos cartazes não estão presentes nos livros. Como uma forma de introduzir o inédito na campanha, como explica o poeta e editor Wellington de Melo. “A obra de Miró é muito rápida e tem um poder de comunicação grande, a publicação em formato de pôster, uma prática que ele tinha nos anos 1980, divulgando poemas em cartão-postal, resgata essa conexão”, afirma Wellington. “O cartaz é um meio de comunicação rápido e tem caráter urbano, dialoga com a obra de Miró, uma arte de rua”, enfatizou.
O poeta do urbano
Miró da Muribeca é o pseudônimo de João Flávio Cordeiro da Silva, que nasceu no Recife em 1962, mas que cultuou e viveu a maior parte da vida em Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. Sua poesia não é apenas para ser lida, mas também sentida através da sua performance. O que faz Miró ser um dos principais nomes da poesia marginal brasileira. "Quem descobriu o azul anil?", "Ilusão de ética", "Para não dizer que não falei de flúor" até agora são alguns dos seus principais títulos publicados.
No ano passado, o poeta chegou a ser internado numa clínica e também teve Covid-19. Recuperou-se. Amigos e admiradores têm mobilizado outras campanhas através do seu perfil nas redes sociais(@mirodamuribeca), onde vídeos, fotos e outras publicações são feita para atualizar a vida e obra do artista.
SERVIÇO
Lançamento da campanha #LeiaMiró
Quando: 20/07
Duração: Até acabar o estoque
Combos “O Poeta Resiste” e “Coração na Parede”
Preços: R$ 50 e R$ 99,90