'Chaves' deixa o SBT após 36 anos no ar
Fim da exibição é motivado por impasse entre grupos mexicanos detentores dos roteiros e das fitas
O SBT exibe, nesta sexta-feira (31), os últimos episódios de "Chaves" após mais de 36 anos. A informação foi divulgada pelo site especializado em televisão NaTelinha.
A saída da série mexicana da programação da emissora é em razão de um impasse provocado pela mudança contratual entre a Televisa, detentora dos diretos do programa, e o Grupo Chespirito, proprietário dos roteiros escritos por Roberto Gómez Bolaños.
Em nota, o SBT informou que recebeu a informação do fim da exibição de "Chaves" pela Televisa na quarta-feira (29).
"A Televisa informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias. A negativa com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias chegou a apenas poucos dias do fim do contrato", disse a emissora, acrescentando que "lamenta a decisão".
Leia também
• Chefe da Secom celebra venda de patrocínios do SBT para jogo
• Após deixar Globo, Renato Aragão diz que participaria do 'A Praça é Nossa' no SBT
• Glenda Kozlowski anuncia afastamento de reality de futebol do SBT
"A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito imediatamente", finaliza o SBT.
O impasse entre os grupos mexicanos impediu a renovação do acordo dos direitos de exibição de "Chaves" com várias emissoras ao redor do mundo, como o Multishow que exibia o programa na TV por assinatura no Brasil.
Segundo o NaTelinha, informações de bastidores são de que o filho de Bolaños, Roberto Gómez Fernández, revisou o acordo com a Televisa por ter outros projetos para a obra do pai. Ele detém os direitos dos roteiros originais e, por isso, pode negociar com qualquer plataforma.