Logo Folha de Pernambuco

Livro

Chef Laurent Suaudeau ganha homenagem em forma de livro

'Toque de Chef' conta a trajetória do mais respeitado cozinheiro do Brasil

Cozinheiro francês radicado no Brasil revolucionou a gastronomia nacionalCozinheiro francês radicado no Brasil revolucionou a gastronomia nacional - Foto: Divulgação

Leia também

• 'Torto Arado' é o livro mais vendido na Amazon em 2021; confira a lista completa

O chef Laurent Suaudeau é um dos nomes mais respeitados quando o assunto é gastronomia. Tanto que o cozinheiro francês, de 64 anos, radicado no Brasil, é nome central do livro “Toque de Chef”, lançado pela editora Melhoramentos. A obra celebra uma trajetória de quase 50 anos dedicados à cozinha, com foco na democratização dos ingredientes brasileiros.

Os textos são do jornalista Carlos Eduardo Oliveira, especializado em Gastronomia e autor de “Tailândia: Cores e Sabores”, da mesma editora. Na obra, também disponível em e-book, Laurent compartilha desde a sua história, da origem francesa ao aprendizado com a lenda Paul Bocuse, até suas experiências no País que adotou, cozinhando para grandes nomes dos cenários nacional e internacional.

Histórias na cozinha
“O livro faz um apanhado dessa trajetória de várias fases, como a de 1981, quando cheguei ao Brasil e fiquei até hoje. Esse já é o quarto trabalho sobre mim no mercado, mas a grande diferença desse são as receitas que mais fizeram sucesso ao longo de todos esses anos, tanto na época em que eu tinha um restaurante, quanto na escola em que ensino atualmente”, resume Suaudeau. Não à toa, a obra levou três anos para ficar pronta.

Além de receitas autorais, as 240 páginas mostram a jornada de quem é considerado um ícone da alta gastronomia, que cresceu vendo a mãe ao fogão e que conheceu um restaurante com apenas cinco anos de idade. Já em terras brasileiras, em 1986 ele abriu seu próprio restaurante, o “Laurent”,  então considerado o melhor do Rio de Janeiro, com direito a cotação máxima no Guia Quatro Rodas. 

Já na década de 1990 abriu um novo endereço em São Paulo, também bastante elogiado pela crítica. Com vários prêmios nacionais e internacionais, fundou, no anos 2000, em São Paulo, a sua a Escola das Artes Culinárias Laurent. Nessa época, já era um dos nomes mais prestigiados e famosos no meio gastronômico.

Contexto culinário
Seu estilo criativo, unindo técnicas francesas aos ingredientes brasileiros sempre chamou atenção. Motivo para o leitor ser mais amplo do que se imagina. Chefs, estudantes, fãs, apreciadores da culinária francesa e profissionais da área percorrem as páginas com imagens de Sérgio Coimbra, um dos principais fotógrafos de cozinha do mundo.

O prefácio é do restaurateur Rogério Fasano e do publicitário e gourmand Washington Olivetto. “Laurent poderia ter escolhido qualquer lugar no mundo para ensinar, mas foi no Brasil, que ama, que ele resolveu ficar, para a nossa sorte e prazer”, diz Fasano.

Laurent Suaudeau, com disciplina de quem nasceu filho de um líder sindical, o espírito de quem, na infância, era sobrinho de um técnico de futebol e o aprendizado de quem, desde a adolescência, virou aluno dos melhores cozinheiros, chegou ao Brasil como o mais francês dos jovens chefs franceses e se transformou, rapidamente, no mais brasileiro dos consagrados chefs brasileiros”, escreve Olivetto.

Alta gastronomia
Sempre atento à cadeia produtiva, a base de trabalho do chef deixa claro um processo de democratização dos insumos locais. E isso é percebido no livro. Uma tendência que cresce com o passar do tempo, que ele acompanha diretamente no trabalho com os estudantes da sua escola de gastronomia.

“Eu acho que está muito nítido que estamos indo para uma cozinha onde o produto e a produção qualitativa serão valorizadas. Entendo que este não é um processo tão fácil, mas eu diria que isso integra o combate das novas gerações”, resume.

SERVIÇO
"Toque do Chef" (Melhoramentos)
Autor: Carlos Eduardo Oliveira
Fotografia: Sérgio Coimbra
Número de páginas: 240

 

Veja também

Newsletter