Christal Galeria, no Pina, recebe a exposição "José Barbosa: A Escuta do Tempo"
Mostra reúne 30 obras do artista visual pernambucano José Barbosa
Mais de 30 obras do pintor, desenhista, entalhador, escultor, ilustrador e gravador José Barbosa, natural de Olinda, vão ocupar a Christal Galeria, no bairro do Pina. A exposição “José Barbosa: A Escuta do Tempo” entra em cartaz no espaço a partir do dia 25 de agosto.
O tempo é o fio condutor da mostra, que conta com produções de tempos diversos, abarcando desde os anos 1970 até os dias atuais. José Barbosa traz em seus trabalhos referências a tempos diferentes do cronológico, aproximando-se do tempo mítico, sagrado e ligado à ancestralidade.
A curadora da exposição é Joana D'Arc Lima, que ressalta o diálogo da obra do artista com sua vida na Cidade Alta, em Olinda, com referências à cultura popular, festas de rua, da arte erudita à vanguarda. Seu trabalho também sofre influências do seu pai, Ernani da Silva, com quem aprendeu a entalhar na madeira, e de companheiros de trajetória, como Francisco Brennand, Adão Pinheiro, Ypiranga Filho, Samico, José Cláudio e Guita Charifker.
Leia também
• Exposição "Semprenunca fomos modernos" explora todas as faces do modernismo pernambucano
• José Cláudio comemora 90 anos com nova exposição
• 'DOIS' é a nova exposição de Bia Melo e Greg na Casa Balea
José Barbosa começou a entalhar arcas para antiquário na marcenaria de seu pai. Em 1963, iniciou a carreira artística, com o incentivo do pintor Adão Pinheiro. Nessa mesma época, ele integrou e organizou o Movimento de Arte Ribeira.
Serviço:
Exposição "José Barbosa: A escuta do tempo"
De 25 de agosto a 22 de outubro; das 10h às 19h, de terça-feira a sábado
Christal Galeria (R. Est. Jeremias Bastos, 266, Pina)
Entrada gratuita