Logo Folha de Pernambuco

MÚSICA

Christine McVie, do Fleetwood Mac, morreu após um AVC, diz site

Artista britânica foi responsável por alguns dos maiores hits do grupo

 Christine McVie Christine McVie - Foto: Reprodução/ Instagram

A causa da morte de Christine McVie, cantora e compositora do Fleetwood Mac, foi divulgado nesta segunda-feira (30) pelo site The Blast. De acordo com o atestado de óbito, a artista teve um AVC, que "ocorre quando o suprimento de sangue para parte do cérebro é interrompido ou reduzido, impedindo que o tecido cerebral receba oxigênio e nutrientes", segundo o relatório médico.

A cantora morreu em novembro do ano passado aos 79 anos. Meses antes, em junho, ela disse à Rolling Stone EUA que estava com “a saúde bastante ruim”, descrevendo um problema crônico nas costas que a tornava difícil o ato de se levantar, por exemplo.

A causa secundária de morte listada na certidão de óbito foi “malignidade metastática de origem primária desconhecida”. De acordo com o Blast, “o câncer se espalhou em seu corpo onde a fonte primária ou tumor não foi detectado”. A cantora também tinha “fibrilação atrial” (um tipo comum de batimento cardíaco irregular) e “grande trombo atrial”.

McVie ingressou no Fleetwood Mac em 1971 após se casar com o baixista do grupo, John McVie. Ela permaneceu na banda por 28 anos, deixando a mesma em 1998. Ela retornou em 2014. Responsável por clássicos do grupo como "Little lies", "Everywhere", "Don't stop", "Say you love me" e "Songbird", a cantora morreu de "forma pacífica", segundo comunicado de sua família.

Comunicado de sua família

"Em nome da família, é com pesar que informamos sobre a morte de Christine. Ela faleceu pacificamente no hospital esta manhã, quarta-feira, 30 de novembro de 2022, após uma curta doença. Ela estava na companhia de sua família. Pedimos gentilmente que respeitem a privacidade da família neste momento extremamente doloroso e gostaríamos que todos mantivessem Christine em seus corações e se lembrassem da vida de um ser humano incrível e uma artista reverenciada que era amada universalmente", destacou o comunicado oficial publicado no perfil oficial da artista no Instagram.

Veja também

Newsletter