Logo Folha de Pernambuco

Dança

Cia das Dança comemora 30 anos com o espetáculo 'Eu Mulher'

A peça conta uma narrativa - feita a partir de uma construção colaborativa -, em torno de histórias de superação de abuso e violência contra a mulher

Espetáculo 'Eu mulher'Espetáculo 'Eu mulher' - Foto: Divulgação

Leia também

• Espetáculo 'Ubuntu' propaga cultura afro-brasileira entre as crianças

• Festival Luz Negra apresenta espetáculos online a partir desta quinta-feira (18)

• Música instrumental e espetáculos de teatro e dança na programação da semana

A Companhia Vias da Dança comemora hoje, de forma virtual, seus 30 anos com a obra “Eu Mulher”. A peça conta uma narrativa - feita a partir de uma construção colaborativa -, em torno de histórias de superação de abuso e violência contra a mulher. Essas narrativas encontram no corpo da bailarina Heloísa Duque como a intérprete do monólogo, dirigido por Eric Valença, e o som do instrumentista Pedro Huff com o violoncelo.

O projeto foi financiado pela Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), e tem exibição hoje a partir das 20h no YouTube.  “Este é um tópico que já venho pesquisando e desenvolvendo desde o espetáculo ‘Trilogia do Feminicídio’. É uma pesquisa voltada às mulheres advindas da violência, da resiliência, transformação e das provocações que isso causa em seu corpo”, explica Eric, em seu sexto monólogo dirigido e primeiro de forma virtual. 

A companhia foi fundada em 1992 pela bailarina Heloísa Duque, que desde 1998 não pisa nos palcos. Inicialmente, a obra teria três bailarinos, mas por conta da pandemia se tornou um monólogo. “No espetáculo temos essa mulher na família, na sociedade, nas relações interpessoais, na maternidade e no amor. A minha própria história representa a história de tantas outras mulheres. Foi assim que surgiu ‘Eu Mulher’", conta.

"Fui convidado para fazer a trilha sonora já no primeiro ensaio. Foi ótimo porque o diretor chegava na minha orelha e dizia o que estava acontecendo para uma cena de sexo ou em uma cena de ninar um bebê. Fizemos diversos ensaios e logo formamos um duo de jazz com Helô em improvisos estruturados”, enfatiza o músico Pedro Huff.

 

SERVIÇO

 

Eu Mulher

com Heloísa Duque e Pedro Huff

Quinta 25 de março de 2021 - Às 20h00

On-line no YouTube: bit.ly/31g5D3m

Veja também

Newsletter