Logo Folha de Pernambuco

Circo

Cia Devir: "Experimento VI: Isso (não) é um número de circo" ganha apresentação sábado (14)

Dupla de artistas pernambucanos compartilha pesquisa acerca do circo contemporâneo e inaugura espaço na Zona Norte

Cia Devir é formada pela dupla pernambucana João Lucas Cavalcanti e Vitor LimaCia Devir é formada pela dupla pernambucana João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima - Foto: Thais Lima

Afinal, quais os limites do circo? Na verdade... há limites para a arte circense? E quantas barreiras podem ser cruzadas, promovendo o encontro de linguagens para criar trabalhos originais, por vezes inclassificáveis? 

Esses são alguns dos questionamentos abordados pela dupla de artistas pernambucanos João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima, da Cia Devir (@ciadevir), em pesquisa cujo resultado será compartilhado ao público neste próximo sábado (14), com “Experimento  VI: Isso (não) é um número de circo”.

Em sessão gratuita, às 16h, eles também abrem oficialmente o Espaço Devir, localizado na Encruzilhada, Zona Norte do Recife, e que servirá como ambiente de apresentações e de atividades artísticas.

 

O estudo feito pela dupla, que após a sessão vai bater um papo sobre o processo criativo da pesquisa, realizada a partir da investigação com o aparelho Multicordas, perdurou por quatro meses e foi desenvolvido dentro da linha de Inovação do Funcultura (2018).

“A pesquisa no aparelho Multicordas foi pautada não só na técnica, mas também em descobrir como queríamos estar em cena e o que queríamos falar. Queremos afirmar o circo enquanto linguagem e o circo contemporâneo como estética, não nos pautar pelo lado sobrehumano do circo. Nos interessa a espontaneidade em cena, convidar o público a pensar o circo por outros ângulos”, explica Vitor.
 

Crédito: Thais Lima


O novo trabalho marca a primeira apresentação presencial da companhia em dois anos e tem sua base de movimentos pautada nas investigações de dois corpos em contato com o aparelho multicordas - e as possibilidades que essa “cortina” formada pelas cordas de algodão oferecem em termos técnicos e cênicos.

A metalinguagem é outro elemento marcante da obra, que conta ainda com uma dramaturgia instigante a respeito do fazer artístico.


Serviço
“Experimento VI: Isso (não) é um número de circo”, da Cia Devir

Sábado, 14 de maio, às 16h, no Espaço Devir (Rua Olga, 71, Encruzilhada)
Gratuito

Veja também

The Town anuncia Green Day, Sex Pistols, Iggy Pop e Pitty
SÃO PAULO

The Town anuncia Green Day, Sex Pistols, Iggy Pop e Pitty

Quem é Apple, a filha de Gwyneth Paltrow e Chris Martin que roubou a cena durante festa em Paris
Apple

Quem é Apple, a filha de Gwyneth Paltrow e Chris Martin que roubou a cena durante festa em Paris

Newsletter