Logo Folha de Pernambuco

Circo

Cia Devir: "Experimento VI: Isso (não) é um número de circo" ganha apresentação sábado (14)

Dupla de artistas pernambucanos compartilha pesquisa acerca do circo contemporâneo e inaugura espaço na Zona Norte

Cia Devir é formada pela dupla pernambucana João Lucas Cavalcanti e Vitor LimaCia Devir é formada pela dupla pernambucana João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima - Foto: Thais Lima

Afinal, quais os limites do circo? Na verdade... há limites para a arte circense? E quantas barreiras podem ser cruzadas, promovendo o encontro de linguagens para criar trabalhos originais, por vezes inclassificáveis? 

Esses são alguns dos questionamentos abordados pela dupla de artistas pernambucanos João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima, da Cia Devir (@ciadevir), em pesquisa cujo resultado será compartilhado ao público neste próximo sábado (14), com “Experimento  VI: Isso (não) é um número de circo”.

Em sessão gratuita, às 16h, eles também abrem oficialmente o Espaço Devir, localizado na Encruzilhada, Zona Norte do Recife, e que servirá como ambiente de apresentações e de atividades artísticas.

 

O estudo feito pela dupla, que após a sessão vai bater um papo sobre o processo criativo da pesquisa, realizada a partir da investigação com o aparelho Multicordas, perdurou por quatro meses e foi desenvolvido dentro da linha de Inovação do Funcultura (2018).

“A pesquisa no aparelho Multicordas foi pautada não só na técnica, mas também em descobrir como queríamos estar em cena e o que queríamos falar. Queremos afirmar o circo enquanto linguagem e o circo contemporâneo como estética, não nos pautar pelo lado sobrehumano do circo. Nos interessa a espontaneidade em cena, convidar o público a pensar o circo por outros ângulos”, explica Vitor.
 

Crédito: Thais Lima


O novo trabalho marca a primeira apresentação presencial da companhia em dois anos e tem sua base de movimentos pautada nas investigações de dois corpos em contato com o aparelho multicordas - e as possibilidades que essa “cortina” formada pelas cordas de algodão oferecem em termos técnicos e cênicos.

A metalinguagem é outro elemento marcante da obra, que conta ainda com uma dramaturgia instigante a respeito do fazer artístico.


Serviço
“Experimento VI: Isso (não) é um número de circo”, da Cia Devir

Sábado, 14 de maio, às 16h, no Espaço Devir (Rua Olga, 71, Encruzilhada)
Gratuito

Veja também

Newsletter