Cinema

Cine Olinda pode ser gerido pela Fundaj

Instituição oficializou prefeito e secretário de Patrimônio e Cultura sobre a disposição de assumir o equipamento cultural

Fundaj pode gerir o cinema de ruaFundaj pode gerir o cinema de rua - Foto: Divulgação

Fechado há mais de 40 anos, o Cine Olinda recebeu um importante suporte para a sua reabertura. A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) deu o primeiro passo para devolver o cinema de rua a Olinda. O presidente da Fundaj, Antônio Campos, colocou à instituição à disposição para gerir o equipamento cultural em ofício enviado nesta quinta-feira (05) à prefeitura da cidade.

De acordo com Antônio Campos, o órgão é plenamente capaz de assumir a gestão do espaço. “A Fundaj tem tradição de 20 anos de gestão de cinema, com dois em funcionamento e tendo assumido, recentemente, o Cinema do Porto Digital, que abrirá ao público em dezembro. Temos equipe especializada para assumir esse desafio”, disse.

O ofício esclarece que havendo interesse da gestão municipal olindense, a Fundaj iniciará de imediato os estudos técnicos e financeiros para viabilizar um projeto, mediante a assinatura de protocolo de cessão para a gestão do espaço e foi endereçado ao prefeito Lupércio e ao secretário de Patrimônio e Cultura, João Luis da Silva Júnior.

A história

Inaugurado em 1911, o equipamento cultural inicialmente recebeu o nome de Cine Theatro de Variedades.  Na década seguinte, passou a se chamar Cine Olinda, sendo administrado pelo Coronel Victor José Fernandes. Em 1932 o artista plástico olindense Bajado foi contratado para pintar cartazes do cinema, sendo logo promovido a gerente. A relação de bajado com o espaço durou até 1965.

Ao longo do tempo, o equipamento cultural já foi um pouco de tudo. Já serviu como depósito de açúcar, boliche e alojamento para desabrigados. Cinco décadas depois, já nos anos 70, o cinema parou de funcionar.

Em 1979, a área foi desapropriada pelo então prefeito Germano Coelho. 1979. Nos anos 80, chegou a “ensaiar” uma retomada, com o nome de Cine Bajado, uma homenagem ao artista. O movimento não andou e o espaço segue sem atividade.

 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter