Cinema: filmes em cartaz no Recife e RMR de 21 a 27 de novembro; confira
Nesta semana, as estreias ficam por conta de "Wicked", "Herege" e "A Linha da Extinção"
Na programação dos cinemas do Recife e RMR hoje, destaque para as estreias de "Wicked", adaptação do musical de mesmo nome, e de "Herege", novo filme de terror da A24, além do filme de ação "A Linha da Extinção". Confira a seguir os filmes em cartaz de 21 a 27 de novembro:
PRÉ-ESTREIA
"Salão de Baile: This is Ballroom"
Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens LGBTQIAPN+ resgata e vivencia a cultura ballroom. Rio is burning!
Direção: Juru e Vitã
ESTREIA
"Retrato de um Certo Oriente"
"Retrato de um Certo Oriente" é um filme sobre memória, paixão e preconceito que acompanha a saga de imigrantes libaneses na floresta amazônica brasileira. No Líbano de 1949, dois irmãos católicos, Emilie (Wafa'a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour), embarcam para o Brasil fugindo da guerra. Durante a viagem, Emilie se apaixona pelo comerciante muçulmano Omar (Charbel Kamel). Emir sofre de um ciúme incontrolável e usa suas diferenças religiosas para separá-los.
Direção: Marcelo Gomes
"Wicked"
Na Terra de Oz, uma jovem chamada Elphaba (Cynthia Erivo) forma uma improvável amizade com uma estudante popular chamada Glinda (Ariana Grande). Após um encontro com o Mágico de Oz (Jeff Goldblum), o relacionamento delas logo chega a uma encruzilhada.
Direção: Jon M. Chu
"Herege"
Duas jovens missionárias tentam converter um homem, mas a situação se revela muito mais perigosa do que elas poderiam imaginar.
Diretores: Scott Beck e Bryan Woods
"A Linha da Extinção"
Em "A Linha da Extinção", do diretor Gorge Nolfi, nas desoladas montanhas rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Direção: George Nolfi
"A Herança"
A história narra os acontecimentos advindos do retorno ao Brasil de um jovem, vivido por Diego Montez, que acaba de perder sua mãe e descobre ser o único herdeiro de uma casa que pertencia a uma avó que não conheceu. Nesta casa, o namorado do jovem, interpretado pelo ator francês Yohan Levy, desconfia que algo maligno se esconde debaixo da fachada de uma vida tranquila no campo.
Direção: João Cândido Zacharias
EM CARTAZ
"Agreste"
Uma história de amor no sertão brasileiro. Etevaldo é um trabalhador rural solitário e reservado, recém-chegado ao vilarejo. Encontra Maria, jovem de espírito livre, porém prometida em casamento a um senhor da vizinhança. Ambos se apaixonam e fogem. São acolhidos por Valda, uma senhora profundamente religiosa, que vê Maria como uma filha. Quando um suposto sequestro passa a ser investigado na região, Etevaldo teme que seu passado seja revelado.
Direção: Sérgio Roizenblit
"Gladiador II"
Anos após testemunhar a morte do herói Maximus (Russell Crowe) pelas mãos de seu tio (Joaquin Phoenix), Lucius (Paul Mescal) enfrenta um novo desafio: forçado a entrar no Coliseu, ele deve lutar pela sobrevivência e pela honra de Roma. Depois de ter sua casa tomada pelos imperadores tirânicos que governam Roma com punho de ferro, Lucius precisa reencontrar a força e a coragem que o inspiraram na juventude. Admirador da jornada de Maximus, Lucius busca seguir seus passos para restaurar a glória perdida de Roma.
Direção: Ridley Scott
"Malu"
Malu, uma mulher de meia idade com um passado glorioso, se vê presa em um caos existencial. A complexa relação com sua mãe conservadora e com sua filha adulta torna a crise ainda mais aguda, em meio a momentos de carinho e alegria entre as três. Um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma.
Direção: Pedro Freire
"Continente"
Depois de 15 anos morando no exterior, Amanda volta para casa com seu namorado francês Martin. Eles chegam na enorme fazenda da família, localizada num vilarejo isolado nas intermináveis planícies do sul do Brasil. Lá, Amanda encontra o pai em coma e uma tensão cada vez maior entre os trabalhadores. A única médica no vilarejo próximo é Helô, uma mulher que renuncia a si mesma para tratar os habitantes da cidade.
Direção: Davi Pretto
"Ainda Estou Aqui"
Rio de Janeiro, início dos anos 70. Opaís enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva élevado por militares à paisana e desaparece.Eunice-cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadasé obrigada a se reinventar e traçar um novofuturopara si e seus filhos.
Direção: Walter Salles
"Arca de Noé"
Tom (Marcelo Adnet), um guitarrista talentoso e pragmático, e Vini (Rodrigo Santoro), um poeta romântico e sonhador, são uma dupla carismática e caótica de ratos. Quando o grande dilúvio se aproxima, apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos na Arca de Noé. Tom consegue entrar, mas Vini fica para fora e conta com a ajuda de uma barata engenhosa e a boa sorte do destino para se juntar ao amigo. Durante a viagem, brigas por território e alimentos se instauram, deixando os animais mais fortes contra os mais fracos. Surge a ideia de um concurso de música, que vira o maior objetivo de todos eles e que faz Tom e Vini, os verdadeiros músicos dali, se destacarem e serem requisitados.
Direção: Sérgio Machado e Alois Di Leo
"Operação Natal"
Depois que o Papai Noel – codinome: Das Neves – é sequestrado, o Chefe de Segurança do Polo Norte (Dwayne Johnson) deve se unir ao mais infame caçador de recompensas do mundo (Chris Evans) em uma missão global e cheia de ação para salvar o Natal.
Direção: Jake Kasdan
"Todo Tempo Que Temos"
As vidas de Almut (Florence Pugh), uma talentosa chef de cozinha, e Tobias (Andrew Garfield), um homem recém-divorciado, mudam para sempre quando eles se conhecem. Após um encontro inusitado, eles se apaixonam e constroem o lar e a família que sempre sonharam, até que uma verdade dolorosa põe à prova essa história de amor. Decididos a enfrentar as dificuldades, Almut e Tobias embarcam numa jornada emocionante, onde vão aprender que cada minuto conta quando estamos ao lado de quem amamos.
Direção: John Crowley
"Megalópolis"
A cidade de Nova Roma é o cenário da grande contenda entre Cesar Catilina, artista idealista, e seu rival, Franklin Cicero, prefeito ganancioso. No meio deles está Julia Cicero, que deve escolher entre a lealdade ao pai e o amor por Cesar, enquanto se define sobre que futuro considera melhor para a humanidade.
Direção: Francis Ford Coppola
"Venom: A Última Rodada"
Tom Hardy retorna ao papel de Venom, um dos maiores e mais complexos personagens da Marvel, para o filme final da trilogia. Eddie e Venom estão fugindo. Perseguidos pelos dois mundos, a dupla é forçada a tomar uma decisão devastadora que vai fechar as cortinas da última rodada de Venom e Eddie.
Direção: Kelly Marcel
"O Quarto Ao Lado"
Ingrid (Julianne Moore) e Martha (Tilda Swinton) eram amigas muito próximas durante a juventude, quando trabalhavam juntas na mesma revista. Enquanto Ingrid tornou-se escritora, Martha seguiu carreira como repórter de guerra e as circunstâncias da vida as separaram. Após anos sem contato, elas se reencontram em uma situação extrema, porém estranhamente doce.
Direção: Pedro Almodóvar
"Robô Selvagem"
A épica aventura acompanha a jornada de uma robô – a unidade ROZZUM 7134, “Roz” – que naufraga em uma ilha desabitada e precisa aprender a se adaptar ao ambiente hostil, construindo pouco a pouco relacionamentos com os animais nativos, e até adotando um filhotinho de ganso órfão.
Direção: Chris Sanders
ESPECIAL
Cinema Brasileiro de Todos os Tempos - Cinema São Luiz
A aventura da Dora de Fernanda Montenegro e do Josué de Vinícius de Oliveira cruzando um longo país no incontornável clássico “Central do Brasil”, exibido no São Luiz em cópia restaurada em 4K. Em “Faz que Vai”, a dança popular em detalhe, como poucas vezes filmada, sob o batuque afiado da Orquestra da Bomba do Hemetério, que ousa uma harmonia.
Cinema Brasileiro de Todos os Tempos - Cinema São Luiz
A aventura de um grupo de gente precisando escapar e desvendar uma vida nova em “No Coração do Mundo”, prova da última década de que o cinema brasileiro segue contando histórias coletivas extraordinárias, como nenhum outro e cada vez de um jeito. Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”.
Cinema Para a Criança - Cinema São Luiz
Na faixa infantil, a nimação “Bia Desenha” traz os primos Bia e Raul, que moram em casas ao redor do mesmo quintal, em uma periferia da região metropolitana do Recife. A grande aventura da vida deles é quando se encontram depois da aula para brincar e desenhar.
Direção: Neco Tabosa e Kalor Pacheco
"Maputo Nakuzandza" - Descubra no São Luiz
Na capital de Moçambique, jovens saem de uma festa e nos quintais senhoras iniciam o dia. Um homem corre, um turista passeia, um trabalhador apanha o transporte e a rádio Maputo Nakuzandza anuncia o desaparecimento de uma noiva.
Direção: Ariadine Zampaulo
Novembro Negro - Cinema UFPE
Como parte do Novembro Negro da UFPE, o Afrocine apresenta uma programação especial que celebra ancestralidade, resistência e expressões culturais periféricas. As exibições serão seguidas de debates sobre o tema da sessão. A atividade conta com o apoio da Superintendência de Cultura da UFPE (Supercult), do Complexo de Cinema da UFPE, do Núcleo ERER, do Festival CineMaré e do Projeto Terreirada em Cena.
"Exú Onã: Juventudes Tem Axé" (Brasil, 2023)
O documentário é fruto de uma pesquisa realizada no ano de 2022, nos meses de março á dezembro, em conjunto com Agenda Jovem Fiocruz, sendo realizada pelos co-pesquisadores Maxwell Lobato e Helena dias, com mentoria de Adriana Castro. O filme é a remontagem de oralidades vividas em todo esse processo de inserção e busca de aquilombamento colocados no campo de pesquisa.
Direção: Maxwell Lobato
Festival de Cinema Italiano
A 19ª edição do Festival de Cinema Italiano, que acontece de 7 de novembro a 8 de dezembro de 2024, terá um formato híbrido, com exibições presenciais em todo país. No Recife, as sessões acontecerão no Cinema da Fundação/Porto. Toda a programação é inteiramente gratuita. Este ano, o festival apresentará 32 filmes, sendo 18 inéditos no Brasil.
Festival Varilux
Com uma homenagem ao ícone do cinema francês Alain Delon, morto em agosto deste 2024, bem como a apresentação de 19 filmes inéditos e recentes, o Festival Varilux de Cinema Francês dá início à sua 15ª edição. Maior festival de cinema francês fora França, com mais de 2 milhões de espectadores desde sua criação, o evento traz produções que integraram os principais festivais do mundo, como Cannes, Veneza e San Sebastián. No Recife, as exibições ocorrem no Moxiemax Rosa e Silva, Cinemark e nos cinemas da Fundaj.
CONSULTE OS HORÁRIOS DOS CINEMAS:
UCI (Plaza, Recife e Tacaruna)
Cinemark (RioMar)
Moviemax (Rosa e Silva, Igarassu, Camará e Royal)
Kinoplex (Boa Vista)
Cinépolis (Guararapes/Patteo)
Costa Dourada
Cinesystem (Paulista North Way Shopping)
Cinema da Fundação (Derby, Museu e Porto)
Teatro do Parque
Cinema da UFPE
Cinema São Luiz