Logo Folha de Pernambuco

cultura

Cinema São Luiz, no Recife, deve reabrir em outubro, diz gestor do equipamento

Por meio de publicação no Diário Oficial do último sábado (17), o Governo de Pernambuco afirmou que as obras de restauração do forro de gesso estão praticamente finalizadas

Cinema São Luiz, grande ponto cultural do Recife, deve ser reaberto em outubroCinema São Luiz, grande ponto cultural do Recife, deve ser reaberto em outubro - Foto: Morgana Narjara/Secult-PE

Fechado desde maio de 2022, o retorno do Cinema São Luiz, um dos principais pontos artísticos do Recife, deve ocorrer em outubro. Quem confirmou a informação foi o gestor do equipamento, Gustavo Coimbra, em contato com a Folha de Pernambuco.

Através de uma publicação no Diário Oficial do último sábado (17), o Governo de Pernambuco já havia afirmado que o serviço de restauração no forro de gesso e reprodução de placas do imóvel "está praticamente finalizado".

"A primeira previsão era abrir entre o final de agosto início de setembro, mas tivemos alguns atrasos por conta de filmagens que aconteceram no local. Por isso a previsão agora é para outubro. Estamos correndo para reabrir", afirmou o gestor.

O forro foi danificado após colapso do sistema de esgotamento após as fortes chuvas que atingiram a capital em fevereiro de 2023. O restauro da cobertura foi iniciada um ano depois, em fevereiro de 2024, com mapeamento da área, limpeza e higienização das pinturas que ornamentam o cinema.

Requalificação do Cinema São Luiz
As obras, no entanto, não vão parar por aí. Após a reabertura, serviços de requalificação da estrutura vão continuar acontecendo, mesmo com o funcionamento do cinema para o público. 

Essa fase de requalificação prevê obras nas marquises de maior relevância, já que apresentam problemas estruturais. O serviço vai passar ainda pelo sistema de prevenção de incêndio, nos banheiros - com recursos de acessibilidade -, além da implantação de um elevador. Está prevista, também, a recuperação de danos mapeados em pisos, tetos, portas, luminárias e no letreiro. 

A previsão para término do serviço é de 10 meses, e depende, agora, apenas da assinatura do contrato com a empresa, que será a mesma responsável pelo restauro do forro.

Cinema São LuizSala do Cinema São Luiz. - Foto: Eduardo Cunha/Secult-PE/Fundarpe

Essa requalificação prevê, também, fazer do Cinema São Luiz um Centro de Referência do Audiovisual de Pernambuco. O equipamento vai manter o nome tradicional, mas vai passar, também, a operar como um espaço para exposições da cultura e arte pernambucana. 

"Em primeiro momento, apenas o térreo vai seguir com exibições. Em paralelo, vamos ter obras para a nova adequação do espaço no primeiro andar, onde vai ficar o centro. A ideia é sempre promover exposições relacionadas ao audiovisual, ao cinema, e à cultura de Pernambuco. Vamos ter áreas de música e de pesquisa para o público. Vai ser uma ação bem grandiosa", disse o gestor.

Entenda o caso
Fundado no dia 6 de setembro de 1952, o Cinema São Luiz, localizado como um cartão postal na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, é um dos pontos mais emblemáticos da sétima arte no país.

Perto de completar 72 anos de existência, no entanto, o ponto segue fechado desde 2022. O motivo foi a realização de uma obra da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que previa a requalificação de parte da estrutura. A previsão de reabertura era para o final daquele ano.

De lá para cá, no entanto, a obra passou por contratempos, o que ocasionou os adiamentos na reabertura. Um desses problemas foi as chuvas de fevereiro de 2023, que pioraram ainda mais as condições da estrutura. 

Para que a obra continuasse, inclusive, o Cinema São Luiz recebeu um repasse de verba de R$ 3,3 milhões. A ação integrou a Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura no país.

Há mais de dois anos fechado, o Cinema São Luiz, antes tão altivo e imponente no Centro do Recife, esteve entregue apenas à memória e saudade do público. Agora, no entanto, o espaço tem uma nova chance - que parece mais concreta que as anteriores - para respirar novamente e encantar os amantes da sétima arte da região, que vão poder, enfim, aproveitar as famosas "noites de Cinema São Luiz" novamente.

Veja também

Newsletter