CinePE Festival do Audiovisual divulga data e programação
Serão três mostras competitivas CinePE, além do filme brasileiro "Mulheres Alteradas" sendo exibido na noite de abertura, no dia 29 de maio
Apostando em uma programação plural e diversa, com linguagens e narrativas diferentes, o CINE PE - Festival do Audiovisual chega a sua 22° edição. O Cinema São Luiz, localizado no bairro da Boa Vista, novamente recebe o evento, que ocorre entre 29 de maio e 4 de junho.
Leia também:
Blockbuster: impacto e entretenimento no mercado do cinema
Cinema nacional: 'Arábia' fala sobre trabalhador brasileiro
A importância do som no cinema
Serão seis longas de ficção e documentários juntos na Mostra Competitiva de Longas-Metragem, oito títulos na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos e dezesseis na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais. Ao todo foram 503 inscritos para as mostras, que tiveram sua programação divulgada na tarde desta quarta-feira (2), pela idealizadora do evento, Sandra Bertini.
Na edição anterior, o festival esteve envolvido em uma grande polêmica. Precisou ser adiado, em função da saída de alguns cineastas, que se sentiram incomodados com a presença do documentário "O jardim das aflições" e do longa-metragem "Real - O Plano Por Trás da História" na programação. "Não tenho nenhuma preocupação com o que aconteceu no ano passado. Foi um ponto fora da curva. Alguns esperavam que isso matasse o Cine PE, mas não aconteceu", afirma Sandra.
Produções favoritas
Desta vez, a diretora do festival convidou para a curadoria dos filmes a consultora Edina Fujii e os críticos Edu Fernandes e Danilo Calazans. Além do júri oficial, o público poderá escolher suas produções favoritas através de um aplicativo, que pode ser baixado por Android e IOS, a partir de 15 de maio.
Outra novidade nesta edição é a criação do Cine PE Mercado e Seminários, encontro focado no mercado audiovisual, com rodadas de negócios, no mês de novembro. "Estamos desenhando todo o projeto dentro de um conceito de economia criativa. Sabemos que o Nordeste precisa escoar sua produção audiovisual e a criação de uma feira como essa, com a participação de grandes empresas, será um impulso nesse sentido", defende.
"Os príncipes", de Luiz Rosemberg Filho (RJ); "Henfil", de Angela Zoé (RJ); "Meu tio e o joelho de porco", de Rafael Terpins (SP); "Marcha cega", de Gabriel Di Giacomo (SP); "Christabel", de Alex Levy-Heller (RJ) e "Dias vazios", de Robney Bruno Almeida (GO) foram os seis longas nacionais escolhidos para a mostra competitiva. Entre os curtas pernambucanos selecionados, estão "Frequências", de Adalberto Oliveira, "Uma balada para Rocky Lane", de Djalma Galindo, e "O consertador de coisas miúdas", de Marcos Buccini.
A abertura fica por conta da estreia nacional da comédia "Mulheres alteradas", de Luis Pinheiro (SP), que participa da Mostra Hors-Concours, fora da competição. O filme traz no elenco nomes como Deborah Secco, Sérgio Guizé, Maria Casadevall e Mônica Iozzi, cujas presenças são esperadas na sessão, além de outros atores, como Alessandra Negrini. Na mesma noite, será apresentado o curta em animação "Desculpe, me afoguei", de Hussein Nakhal e David Hachby (RJ).
As homenageadas desta edição são a atriz paulista Cássia Kis Magro e a cineasta pernambucana Kátia Mesel. A diretora ganha a mostra "Kátia Mesel: 50 anos de audiovisual", no dia 3 de junho, a partir das 14h. Na ocasião, serão exibidos oito filmes dirigidos por ela, entre eles, "Sulanca", "A gira" e "Recife de dentro pra fora". O festival também faz uma homenagem institucional à programadora independente de TV por assinatura Box Brazil.
Confira a programação completa do Cine PE 2018 by Folha de Pernambuco on Scribd
"Os Príncipes", de Luiz Rosemberg Filho (RJ); "Henfil", de Angela Zoé (RJ); "Meu Tio e o Joelho de Porco", de Rafael Terpins (SP); "Marcha Cega", de Gabriel Di Giacomo (SP); "Christabel", de Alex Levy-Heller (RJ) e "Dias Vazios", de Robney Bruno Almeida (GO) foram os seis longas nacionais escolhidos para a mostra competitiva.
Abertura
Fora da competição, o CINE PE exibe o longa "Mulheres Alteradas" na abertura do festival, na Mostra Hors-Concours, que conta em seu elenco nomes como Deborah Secco, Alessandra Negrini, Maria Casadevall e Monica Iozzi. Na mesma noite também será exibido o curta de animação "Desculpe, me afoguei", de Hussein Nakhal e David Hachby (RJ).
Serviço:
Os ingressos serão postos à venda na bilheteria do Cinema São Luiz, dois dias antes de cada sessão.
Cinema São Luiz:
3184-3157