"Ciranda Feiticeira": curta pernambucano de animação estreia em festival na Croácia
Após exibição nesta quarta-feira (26), filme terá sessões na Itália, Bósnia-Herzegovina, Canadá e Trinidade e Tobago
“Ciranda Feiticeira”, curta-metragem de animação pernambucano, realiza a sua estreia internacional nesta quarta-feira (26). Com direção de Lula Gonzaga, pioneiro do cinema de animação em Pernambuco, e trilha sonora de Lia de Itamaracá, o filme ganha exibição no 13º Supertoon International Animation & Comics Festival, em Sibenik, na Croácia.
Lula Gonzaga divide a direção do curta com seu filho, Tiago Delácio. A obra nasceu de um primeiro roteiro guardado desde 1983, quando a família viveu na ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco.
Depois de 40 anos, uma equipe de animadores, coordenada por André Rodrigues, trabalhou com base nos desenhos originais e ressignificou a proposta inicial. O novo roteiro aborda uma família de pescadores e trata de um drama do cotidiano.
Leia também
• Mick Jagger faz 80 anos; saiba mais sobre a vida do músico
• Prime Video anuncia produções sobre Maníaco do Parque; Silvero Pereira será o serial killer em filme
• "Sem Coração", filme de Nara Normande e do pernambucano Tião, estreia no 80º Festival de Veneza
A música “Ciranda Feiticeira”, gravada por Lia de Itamaracá em 1977. A cantora também emprestou sua voz para uma das personagens da produção, que conta com recursos do Funcultura.
Após o lançamento na Croácia, o curta vai percorrer um circuito de festivais na Itália, Bósnia-Herzegovina, Canadá e Trinidade e Tobago. Sua estreia nacional será na última semana de agosto, no 14º Festival de Cinema de Triunfo, no Sertão pernambucano.