Cláudia Raia e Jarbas Homem de Melo levam o teatro musical para Olinda
"Conserto para Dois, O Musical" é apresentado pelo casal no palco do Teatro Guararapes, neste sábado (9) e domingo (10)
Comecemos pelo contraponto que é falar de uma quarentena e incluir Cláudia Raia no mesmo contexto. “Amor, não foi mesmo parada em casa (...) Escrevi meu livro de memórias (Sempre Raia um Novo Dia), lancei o livro e minha fotobiografia ‘Raia’. Mesmo em casa, continuei com as aulas de balé, canto, fazendo os exercícios físicos. Hoje eu continuo sendo uma pessoa muito ativa, equilibrando mil pratinhos ao mesmo tempo, mas já fui muito pior, tá, amor?!”, contou a atriz, em conversa com a Folha de Pernambuco.
A resposta veio com o questionamento sobre os seus fazeres artísticos (e pessoais) em tempos de pandemia, um período que como a própria elencou, foi adaptado e bem aproveitado, exceto pelo adiamento do retorno no Brasil do espetáculo “Conserto para Dois, O Musical”, na estrada desde março, chega ao Teatro Guararapes, em Olinda, amanhã e domingo, com ingressos a partir de R$ 37,50 à venda na bilheteria do teatro e no site Ingresso Digital.
Leia também
• Marcelo Jeneci faz show no retorno do projeto Seis e Meia
• XIV Virtuosi Brasil: festival acontece em maio no Teatro Luiz Mendonça
• Marisa Monte fará show extra no Classic Hall em maio
Apresentado em 2019 por aqui e no início de 2020 em Portugal, o espetáculo, em tom de comédia, é protagonizado por ela e pelo companheiro Jarbas Homem de Melo, ambos referências em palcos que trazem à tona o teatro musical.
“A volta foi bem intensa. A gente não lembrava direito das coreografias, por exemplo. Aí foi um esforço enorme para lembrar os passos, como a gente fazia... Era um tal de a gente ver vídeo antigo (risos). Mas a parte das músicas estávamos afiados, até porque trabalhamos elas nas aulas de canto. Durante a pandemia, a gente não apresentou o espetáculo, mas continuamos trabalhando o corpo para que ele estivesse aquecido na hora de retomar os ensaios”, contou a atriz, que no palco será dirigida pela primeira vez por Jarbas.
“Claudia é uma atriz que gosta de ser dirigida, ela tem uma escuta ativa e aberta para o que está sendo proposto, para como seguir por cada caminho. Sem contar que ela é extremamente dedicada, comprometida e disciplinada. Qual diretor não gosta de trabalhar assim? Ela já contou em algumas entrevistas que ficava com medo de como seria eu mandar nela como diretor, porque ela sempre tem a palavra como produtora. (risos) Mas isso foi muito fácil, a gente tira de letra sempre! “, comentou ele.
Um casal, doze personagens
“Conserto para Dois”, com texto escrito por Anna Toledo e “mão de obra” integralmente brasileiro, do cenário de Natália Lana às coreografias de Kátia Barros, além da direção, músicas e figurino, traz a narrativa de amor, encontros e desencontros entre o escritor Ângelo Rinaldi, vivido por Jarbas e a atriz internacional Luna de Palma (Cláudia Raia).
Os dois, separados, embarcam em um mesmo cruzeiro e aí tudo começa a fluir (ou não) entre eles. No palco, os dois assumem as vestes de doze personagens em meio a transições que movimentam o espetáculo fato considerado por Jarbas, a parte mais difícil da atuação.
“É um desafio que envolve uma precisão e coesão enorme entre nós e a equipe. Isso foi muito ensaiado, muito preparado. E sempre deu certo no palco, mas nos ensaios, já aconteceu de a gente voltar para cena caracterizado de um personagem e falando como outro. Mas justamente por nossa relação tão afinada e cúmplice fora do palco, conseguimos levar uma dinâmica muito harmoniosa para peça, o que é fundamental, especialmente neste caso desse espetáculo, na verdade, funciona com tempo contado. Temos trocas de 5, 8 segundos. É uma loucura e uma diversão ao mesmo tempo. Interpretamos muitos personagens diferentes: com vozes, trejeitos, caracterizações diferentes”, ressaltou.
Teatro Musical em alta no Brasil
Veteranos na arte do teatro musical, Cláudia e Jarbas são referências no segmento, defendido por ela desde o tempo em que Boni, ex-diretor da Globo, a quem ela chama de guru nesse mercado e “inventor” da televisão, dizia que não havia espaço no Brasil para esse viés da arte.
“Mas eu nunca concordei com o isso - e ainda bem que o tempo me provou certa! (risos). Um País que faz o Carnaval que fazemos não tem como não gostar de musical, de teatro musical... Afinal, o desfile de uma escola de samba nada mais é do que uma opereta!”. Cláudia salienta, ainda, sobre os números do teatro musical, antes da pandemia.
“Essa foi uma fatia de mercado que movimentou R$ 1 bilhão em São Paulo em 2018, segundo um estudo da FGV. Ou seja, temos infraestrutura para ter 10 musicais em cartaz concomitantemente. Isso é um feito enorme. O teatro musical brasileiro é muito jovem, tem cerca de 30 anos. Pensa bem! E acho que agora a tendência é aparecerem cada vez mais espetáculos 100% nacionais”, concluiu Cláudia, remetendo-se ao próprio “Conserto para Dois”, que é genuinamente um feito nacional.
Ainda sobre o reverberar dos musicais no País, Cláudia Raia e Jarbas foram além dos palcos e apostaram em um disco – com direção musical e vocal do Maestro Marconi Araújo, o mesmo que cuida da preparação vocal dos atores. A produção também gerou um clipe da faixa “Tô Bem Melhor Sem Você”, assinado por Marcella Rica.
“Quero é que as fronteiras se expandam cada vez mais, por isso o CD e o clipe. O teatro musical tem essa capilaridade, ele dá a possibilidade de você conferir o espetáculo de diversas formas. Espero que o CD e o clipe de ‘Conserto’ seja o primeiro de muitos que virão por aí!”, enfatizou Cláudia que, ao lado de Jarbas, em meio às marcações de palco, ensaio e preparação para o espetáculo amanhã e domingo, esperam poder aproveitar um pouco do Recife. “Em turnê, cada cidade nova é uma estreia. Então, exige da gente uma preparação intensa, por isso que o tempo fica mais corrido. Mas vamos aproveitar o que conseguirmos”.
Serviço
“Conserto para Dois, O Musical”, com Cláudia Raia e Jarbas Homem de Melo
Neste sábado (9) e domingo (10), respectivamente às 21h e às 19h, no Teatro Guararapes (Centro de Convenções, Olinda)
Informações: 3182.8020
Ingressos na bilheteria do teatro ou no site Ingresso Digital
R$ 37,50 (meia entrada promocional) e R$ 75 (inteira promocional)
R$ 70 (meia entrada/plateia) e R$ 140 (inteira/plateia)
R$ 90 (meia entrada/plateia especial) e R$ 180 (inteira/plateia especial)