Logo Folha de Pernambuco

Cultura Popular

Coco Raízes de Arcoverde faz turnê por São Paulo em setembro

Grupo autoral do Sertão pernambucano celebra os 30 anos de tradição do samba de coco de trupé, abrindo agenda nesta quarta-feira (7)

Coco Raízes de ArcoverdeCoco Raízes de Arcoverde - Foto: Silveraço / Divulgação

A caravana do Coco Raízes de Arcoverde inicia hoje turnê pelas regiões Sudeste e Sul do País, em comemoração aos seus 30 anos preservando a tradição do samba de coco de trupé, uma das maiores referências da cultura popular do Nordeste. A primeira das paradas são os shows e oficinas viabilizados pelo Sesc Pinheiros, Sorocaba e Itaquera, em São Paulo, respectivamente. 

A estreia, nesta quarta-feira (7) às 15h30, tem apoio da Associação Ação Periférica de Sorocaba/SP, na praça do Sesc Pinheiros, onde o grupo volta a se apresentar no domingo (11). Outras agendas estão confirmadas para os dias 17 e 18 de setembro, em Sorocaba e Itaquera, às 16h e às 15h, no espaço Convivência do Sesc Sorocaba e no palco da praça de eventos do Sesc Itaquera. 

"O trupé foi desenvolvido por Lula Calixto a partir de suas vivências musicais e consiste em uma rápida e forte batida dos pés no chão com tamancos de madeira, resultando em uma sonoridade percussiva. O samba e o folguedo são manifestações muito presentes na dança e na música do grupo, sempre marcados pelos ritmos do triângulo, pandeiro, surdo e ganzá, que dão destaque aos ritmos do grupo", destaca o mestre Assis Calixto.

Nas letras das canções, a simplicidade e as mensagens positivas embalam, de maneira divertida, o som frenético do coco ritmado. "Nosso recorte cultural do trabalho autoral é original, uma vez que o som produzido e divulgado pelo grupo foge dos padrões estilizados de coco e música nordestina em geral", acrescenta o mestre Damião Calixto. 

Trajetória do grupo
O Samba de Coco Raízes de Arcoverde, formado em 1992 pelas famílias Calixto Lopes e Gomes, tem influência das culturas indígena e negra. O grupo já rodou o Brasil e se apresentou em países da Europa como Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Holanda, Itália e Noruega. Damião e Assis Calixto são irmãos do falecido Lula Calixto. 

Em agosto deste ano, o Coco Raízes realizou o 13º Festival Lula Calixto, no Alto do Cruzeiro (Arcoverde), de 12 a 14 de agosto. A celebração contou com a presença de 5 mil pessoas por dia, fazendo uma ponte entre a cultura da capital e a do sertão pernambucano. Com diversas manifestações culturais e expressões artísticas de diferentes regiões, o festival é considerado um dos maiores encontros culturais de Pernambuco. 

Assis Calixto 
Em 2019, Assis Calixto foi eleito patrimônio vivo de Pernambuco. Natural de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, o mestre está com 76 anos, dedicando mais de 60 deles a cultura popular. Ele é um dos responsáveis por fazer de Arcoverde a "Capital do Samba de Coco". Seu primeiro contato com o coco foi ainda criança, com apenas seis anos. Ele concedeu a honraria ao irmão Lula Calixto. Assis dá até hoje continuidade ao legado de Lula. Assis se entrega ao samba de coco para manter viva a história de um povo.

 


 
Agenda da turnê:

 
07/09 (quarta-feira) - Praça do Sesc Pinheiros, às 15h30; 
 
11/09 (domingo) - Praça do Sesc Pinheiros, às 16h; 
 
17/09 (sábado) - Convivência do Sesc Sorocaba, às 16h;
 
18/09 (domingo) - Praça de eventos do Sesc Itaquera, às 15h.

Veja também

Morre aos cem anos fada Santoro, grande nome do cinema brasileiro
Luto

Morre aos cem anos fada Santoro, grande nome do cinema brasileiro

Oscar: Relembre os prêmios e indicações que "Ainda estou aqui" recebeu no exterior até aqui
Cinema

Oscar: Relembre os prêmios e indicações que "Ainda estou aqui" recebeu no exterior até aqui

Newsletter