Música

Combo X exibe show em homenagem aos 30 anos do Manguebeat

A apresentação, gravada nas margens do Rio Capibaribe, comemora os 30 anos do movimento Manguebeat, surgido no Recife na década de 1990

Gilmar Bolla8, da Combo X, em clipe gravado às margens do Rio  CapibaribeGilmar Bolla8, da Combo X, em clipe gravado às margens do Rio Capibaribe - Foto: Reprodução / Youtube

O grupo pernambucano Combo X disponibilizou, nesta quinta-feira (15), em seu canal oficial do Youtube, o show “Mangue 3.0” . A apresentação, gravada nas margens do Rio Capibaribe, comemora os 30 anos do movimento Manguebeat, surgido no Recife na década de 1990.

"Este show é uma celebração dos 30 anos da publicação do Manifesto do Mangue, que fundamentou o Movimento Manguebeat em Recife. Queremos mostrar também que o mangue continua vivo, criativo e com fôlego para outros 30 anos", resume Gilmar Bolla 8, vocalista do Combo X.

O Combo X é formado por Gilmar Bolla 8, fundador e ex-percussionista da Nação Zumbi, e o músico Jadson Vale, o Bactéria, tecladista do Mundo Livre S/A, bandas que alicerçaram as bases do Manguebeat ao lado da Nação Zumbi. “Este som faz parte do nosso DNA e gravar no mangue, no Capibaribe, trouxe uma série de lembranças maravilhosas de viver uma história tão sensacional como foi, é e sempre será o movimento manguebeat”, resume Bactéria.

"Mangue 3.0"
O show intitulado “Mangue 3.0” é o abre-alas da turnê do grupo em 2022, que promete rodar o país no segundo semestre. A gravação, realizada no Recife sob a direção de Niltinho Pereira, traz a sonoridade que caracteriza o movimento cultural que teve Chico Science como precursor. Estão presentes os toques de baixo, guitarra, sopros, teclados e rica percussão afro-pernambucana.

Com repertório rico de referências que vão do frevo ao rock, passando pela música eletrônica, Gilmar Bolla 8 e Bactéria ainda contam com a participação dos músicos Izídio Black, no trombone em “Cifrão” e “Amigo do Fiel”, Thiago Brandão, na guitarra em “Leão Coroado” e Valdi Afonjah, na voz e violão na faixa “Seguindo pela estrada iluminada”. A ficha técnica do projeto conta ainda com o talento de Buguinha Dub na mixagem e masterização e edição de Gilson Martins.

Combo X - Mangue 3.0

Assista:


Ficha técnica:

Produção musical: Bactéria e Gilmar Bolla 8
Produção Artística: Gilmar Bolla 8
Gravação:  Estúdio Mundo Novo- Buguinha Dub
Mixagem: Estúdio  Mundo Novo -  Buguinha
Masterização: Estúdio Novo Mundo - Buguinha
Câmeras : Edinho Moraes, Rennan Peixe, Nilton Pereira
Still : Hugo Muniz
Edição/finalização : Gilson Martins
Direção : Niltinho Pereira
Produção Executiva: Altamiza Melo
Assessoria:  Pantim Comunicação
Lançamento: AmpliDiversão

Músicos participantes:

Gilmar Bolla 8 – vocal e percussão
Bactéria – teclado e vocais
Izídio Black – trombone em “Cifrão” e “Amigo do Fiel”
Thiago Brandão – guitarra em “Leão Coroado”
Valdi Afonjah – voz e violão em “Seguindo pela estrada iluminada”

Veja também

Cinema: filmes em cartaz no Recife e RMR de 19 a 25 de setembro; confira
CINEMA

Cinema: filmes em cartaz no Recife e RMR de 19 a 25 de setembro; confira

"Agatha Desde Sempre": série do Disney + mostra como a Marvel pode reviver seus dias de glória
CRÍTICA

"Agatha Desde Sempre": série do Disney + mostra como a Marvel pode reviver seus dias de glória

Newsletter