Como celebridades criam identidade e personalidade midiática por meio da moda
O vestuário é uma das mais importantes formas de expressão de que se tem notícia, mas no caso das celebridades, a construção do guarda roupa também é uma questão comercial
A indústria da moda lança tendências que influenciam os produtos do vestuário que você usa ou o estilo que você cria, mesmo que você nem perceba isso. O estilo da sua atriz ou cantora favorita, por exemplo, com certeza é uma influência forte no seu guarda-roupa. Ao contrário do que se pensa, esse efeito é planejado.
Na verdade, grande parte do guarda-roupa das celebridades é produzido pensando na influência e personalidade que aquela pessoa vai passar para a mídia e para os fãs.
De acordo com Jana Lee, especialista em moda, essa construção do estilo das celebridades determina o que o público vai pensar e sentir sobre o artista. “É um aspecto que está diretamente ligado a área comercial do artista, em muitos casos alinhada com um trabalho ou com o estilo musical que adota naquele momento”, disse.
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Vejam, por exemplo, o caso da cantora inglesa Dua Lipa. Jana Lee explica que atualmente com o álbum Future Nostalgia, a cantora incorporou em seu guarda-roupa, toda a essência dos anos 80 e 90, que remetem à temática de seu álbum.
Outro exemplo claro é o da cantora Taylor Swift, que em suas mudanças de fase musical alterou, consequentemente, seu estilo. “Em sua época de country musical, os vestidos e o visual romântico eram a marca registrada da cantora. Ao migrar para o pop musical, os visuais se tornaram mais despojados e ela começou a explorar mais possibilidade de style, casando justamente com sua imagem de uma cantora versátil e moderna”, analisa Jana.
“Recentemente, Taylor lançou ao álbum Folklore, que a fez aparecer trajando roupas mais campestres, marcado por peças xadrez e o contraste entre tecidos leves e pesados, criando uma imagem que condiz com as músicas que contém no albúm”, conclui a especialista em moda.