COMÉDIA

"Como Salvar Um Casamento": Nany People encena espetáculo do Teatro de Santa Isabel

No monólogo, a humorista aborda diferentes temas ligados às relações amorosas

Nany People traz monólogo ao RecifeNany People traz monólogo ao Recife - Foto: Divulgação

Já imaginou receber conselhos amorosos de Nany People? Entre aberturas de leque e fartas gargalhadas, a comediante utiliza sua franqueza e humor característico para ensinar o público “Como Salvar Um Casamento”, espetáculo que ela traz ao Recife neste domingo (14), às 18h, no Teatro de Santa Isabel.

A peça teatral é, na realidade, uma nova versão de “Nany People Salvou Meu Casamento”, trabalho levado aos palcos pela atriz há 17 anos e que rodou o Brasil por um longo período. A ideia do espetáculo original surgiu ainda em 2005, quando a artista se separou com as separações repentinas e quase simultâneas dos seus dois irmãos.

Intrigada com o ocorrido, Nany resolveu investigar o que havia dado errado nos relacionamentos dos seus irmãos e de outras pessoas próximas. “Por vários motivos, eu via que lé não batia com cré”, relembrou a comediante, em entrevista à Folha de Pernambuco. Munida de suas observações, ela encomendou um texto sobre o assunto aos amigos de longa data Bruno Motta e Daniel Alves.

Quando resolveu voltar aos palcos com a peça, Nany percebeu que ela precisaria passar por uma repaginada. “A linguagem era outra há mais de 15 anos e, graças a Deus e às nossas conquistas, muita coisa mudou de lá para cá. Para você ter uma ideia, não existia nem união estável naquela época”, apontou a atriz, que é dirigida por Bruno.

Em sua versão atualizada, algumas coisas foram alteradas e a montagem absorveu novos olhares sobre as relações, como o protagonismo feminino e os amores LGBTQIAPN+. “Antes, o texto era muito heteronormativo. Vi que precisava de uma coisa mais plural e inclusiva. Percebi também que haviam coisas que não dava mais para dizer mais”, confessou.

Outra mudança essencial está no formato da peça. Quando estreou, em 2007, Nany dividia a cena com o ator Pierre Bittencourt (o Mosca da primeira versão de “Chiquititas”). Agora, a humorista sobe ao palco sozinha em um monólogo. “Agora tenho o trabalho dobrado de comandar a palestra e também fazer alguns personagens. A entrega tem que ser mais intensiva, porque você gasta mais energia, raciocínio e cuidado de carpintaria teatral”, disse.

Nany incorpora a função de uma coach, distribuindo pitacos sobre as delícias e os dissabores da vida a dois. “Falo das várias faces do amor, desde quando a gente é fecundado até a convivência de um casal com 60 anos de casados. As pessoas se identificam muito e eu jogo sempre com a plateia. Alguns são pegos de ‘saia justa’, quando eu desço do palco e lanço minhas perguntas. É um espetáculo interativo e integrativo”, afirmou.  

Ao final de sua palestra motivacional, Nany solta a voz, provando que seu lado cantora está cada vez mais vivo. Sua carreira artística, na realidade, começou com a música, uma faceta que foi resgatada a partir de sua participação no programa “Popstar”, da TV Globo, em 2019.

“Costumo dizer que a música me levou ao palco, o palco me levou ao teatro, e o teatro me levou para a vida. Eu entrei na TV cantando no Chacrinha, aos 8 anos de idade. Cantei em casamento até os 15, trabalhando em até quatro festas por dia. Então, minha origem é o canto”, explica a mineira, que também tem rodado o Brasil com o show “Sob Medida - Nany Canta Fafá”, com um repertório de sucesso da cantora paraense, considerada uma musa inspiradora para Nany.

Serviço:
Espetáculo “Como Salvar Um Casamento”
Quando: neste domingo (14), às 18h
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, 233, Santo Antônio - Recife)
Ingressos a partir de R$ 60, à venda no Sympla
Informações: (81) 3242-3437
 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter