Conceitos do Odin Teatret, da Dinamarca, estarão em oficinas no Recife
Apresentação será realizada no Teatro Hermilo Borba Filho, na quarta-feira (14), a partir das 20h
Os conceitos da antropologia teatral de Eugenio Barba estarão, mais uma vez, em palcos recifenses. É que o grupo Odin Teatret, criado pelo italiano na Dinamarca, aportará na Capital pernambucana na próxima semana, com o espetáculo “Ave Maria”, um monólogo dirigido por Barba e interpretado pela atriz Julia Varley, sua companheira. A apresentação será realizada no Teatro Hermilo Borba Filho, na quarta-feira (14), a partir das 20h.
Antes disso, no entanto, o diretor conduzirá um workshop de voz voltado para os profissionais das artes cênicas do Nordeste, amanhã. O evento, intitulado como “O Eco do Silêncio”, é inédito na região. Ele será ministrado por Julia que irá demonstrar seu trabalho aos postulantes. Haverá também uma conversa com Barba sobre o tema “Antropologia Teatral, o que é?”. O momento será voltado para os participantes das oficinas.
A vinda do Odin e do seu criador, que está em atividade desde 1964 e já dirigiu mais de 70 produções, está ligada ao trabalho do grupo pernambucano O Poste Soluções Luminosas, que participou do projeto “A Arte Secreta do Ator” realizado todos os anos, desde 2008, em Brasília, pelo casal.
Para Samuel Santos, que é diretor do grupo “O Poste”, que tem a linha de pesquisa alinhada com o teatro antropológico, o momento com o Odin será histórico. “Barba é um dos últimos remanescentes da história do teatro contemporâneo. Ele é a história viva do teatro mundial e vem para acrescentar”, afirmou.
Assim como ocorre na Capital Federal, Samuel espera que o intercâmbio possa ser uma realidade no Recife. “Ter um dos pais do teatro contemporâneo ainda em vida e muito atuante no Recife é de extrema relevância para os artistas de teatro e de dança. É de suma importância essa parceria. Que ela seja um canal que se abra para que eles possam vir todos os anos”, completou.
Durante a estadia do Odin, O Poste também apresentará dois espetáculos. “A Receita”, um solo da atriz Naná Sodré, e “Ombela”, no espaço do grupo, localizada na rua da Aurora. As apresentações, que terão ingressos a partir de R$ 15, serão abertas para o público em geral.