Logo Folha de Pernambuco

Lei Aldir Blanc

Concertos do Festival Virtuosi debutam em novo formato nesta sexta (19)

A programação do festival é completamente gratuita e acontece de forma virtual, para o público assistir e participar de casa, até o dia 28 de março

Thiago Soares é considerado um dos maiores nomes da dança mundialThiago Soares é considerado um dos maiores nomes da dança mundial - Foto: Divulgação

Evento tradicional do calendário recifense, o Festival Virtuosi se mantém promovendo a música erudita em Recife, adequando-se ao período pandêmico com formato digital. O evento pernambucano abre a sua programação de concertos nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 28 de março, com shows, palestras, masterclasses e oficinas, completamente gratuitas, para o público apreciar de casa.

O formato online acabou trazendo alguns benefícios para a proposta, como a noite de abertura com uma apresentação de dança e música erudita emblemática, com o bailarino Thiago Soares que é considerado um dos maiores nomes da dança mundial e o músico Rafaell Altino. Ambos fazem uma releitura inédita da Chaconne de Bach, dividindo um “palco virtual”.

 

 

De acordo com Ana Lúcia Altino, diretora do festival, a nova proposta expandiu os horizontes do evento. “Mesmo precisando e querendo a presença física do público e artistas, tem sido uma experiência muito boa o fazer digital. Ele nos leva a passear por quase um mundo imaginário. Estamos em qualquer lugar a qualquer hora. Alunos de países e estados diferentes, artistas de outras bandas, tudo isso proporciona um enriquecimento muito grande ao festival. É claro que sentimos falta da emoção da sala de concerto, do abraço suado depois da apresentação, do aplauso do público. Mas é um outro mundo de oportunidades que surge para nós”, disse.

Além dos concertos e apresentações de dança, os apreciadores da música clássica terão a oportunidade de estudar e conhecer ainda mais o universo da música clássica através das seis Palestras, cinco Masterclasses e Virtuosi Diálogos Virtuais, através do novo portal www.virtuosi.com.br e também pelo Youtube, Facebook e Instagram do festival.

A programação do evento foi aprovada pela Lei Aldir Blanc e Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal do Recife, com patrocínio do Sistema de Transmissão do Nordeste, Excelsior Seguros e Uninassau.

PROGRAMAÇÃO

No sábado, dia 20 de março, também às 19h, o festival apresenta um recital com o pianista russo Peter Laul, que conversará com o público sobre as famosas Sonatas de Beethoven para piano e também exibirá duas emblemáticas apresentações.

Ainda celebrando Beethoven, no domingo (21), no mesmo horário, depois da apresentação de Ana Lucia Altino, o concerto será com o violinista Jonathan Crow. Spalla da Toronto Symphony Orchestra, Jonathan apresenta com seus companheiros, o Septeto de Beethoven para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, trompa e fagote. Em seguida, o oboísta pernambucano Isaac Duarte irá apresentar obras brasileiras para oboé solo de Kaplan, Osvaldo Lacerda, Beetholven Cunha,

Nos dias 22, 23 e 24 de março, às 19h, o Virtuosi apresenta a Nova Geração pernambucana de jovens artistas começando no dia 22, com o violoncelista Fernando Trigueiro com a Suite nº 1 em sol maior, de Johann Sebastian Bach, para cello solo, seguido do violista Raul Victor que apresentará a Sonata para viola solo nº 5 Op.11 de Paul Hindemith, enquanto no dia 23, o pianista pernambucano Luis Felipe de Oliveira, natural de Gravatá apresenta obras de Beethoven, Liszt e Dierson Torres.

 Encerrando o projeto da Nova Geração no dia 24, o violinista Gilson Filho interpreta várias peças para violino solo incluindo a Paganiniana de Milstein. O programa será finalizado com a Sonata de Leopoldo Miguez para violino e piano, tendo Luis Felipe de Oliveira como pianista.

 A programação continua no dia 25 com dois programas diferentes, com a pianista e soprano Rachel Fenlon, que ostenta obras de Messiaen, Schubert, Alma Mahler e George Crumb. Esta é a primeira vez que Rachel se apresenta para o público brasileiro. Na sequência, o festival exibe um brilhante recital do contrabaixista Catalin Rotaru.

No dia 26 é a vez do violoncelista pernambucano Antonio Meneses que apresentará Sonata para violoncelo e piano. Antonio se apresenta acompanhado pelos pianistas Ricardo Castro e Gerard Wyss.

 E no dia 27 será apresentado pela primeira vez no Brasil, o RAGAZZE QUARTET, grupo holandês formado por 4 instrumentistas mulheres, entre elas, Rosa Arnold, Jeanita Vriens, Annemijn Bergkotte e Rebecca Wise. A programção completa de shows, palestras e o link para inscrição está disponível no site do festival: www.virtuosi.com.br

SERVIÇO:

XXIII VIRTUOSI VIRTUAL

Master Classes, Palestras e Concertos

Apresentação: Lei Aldir Blanc, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco; Prefeitura do Recife

Incentivo: pelo Sistema de Incentivo à cultura, da Prefeitura Municipal do Recife

Patrocínio: STN , Excelsior Seguros, Uninassau

Produção: CODA

Realização: Virtuosi, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Informações: 3203 6023

www.virtuosi.com.br

 

Veja também

Esposa de Maurício Kubrusly explica por que topou filme que aborda diagnóstico de demência do marido
documentário

Esposa de Maurício Kubrusly explica por que topou filme que aborda diagnóstico de demência do marido

Exposição ''Insistância'' aporta na galeria Águas Belas, no Recife
EXPOSIÇÃO

Exposição ''Insistância'' aporta na galeria Águas Belas, no Recife

Newsletter