Logo Folha de Pernambuco

PRÊMIO NOBEL

Conheça cinco livros de Annie Erneaux, vencedora do prêmio Nobel de Literatura

Francesa costuma costurar relatos autobiográficos com análises sociais da França e do mundo contemporâneo

Livros da escritora francesa Annie Erneaux, vencedora do prêmio Nobel de LiteraturaLivros da escritora francesa Annie Erneaux, vencedora do prêmio Nobel de Literatura - Foto: Jonathan Nackstrand / AFP

Primeira mulher francesa a vencer o Nobel de Literatura, a escritora e professora Annie Ernaux estreou na literatura em 1974 com o romance "Les Armoires Vides". De lá para cá, ela escreveu dezenas de livros, muitos autobiográficos, uma marca da escritora. Conheça algumas publicações da francesa:

"O acontecimento"
Aos 23 anos, em 1963, Annie Ernaux, engravidou de um novo namorado e encarou um processo de aborto numa época em que o procedimento era ilegal na França. Quarenta anos depois, a escritora resgata memórias deste período com a ajuda de seu diário e reconstitui sua saga de fazer um aborto clandestino, levantando questões sobre a lei e o corpo feminino.

"Os anos"
Neste livro, Ernaux costura sua própria biografia om acontecimentos marcantes do século XX dos quais ela foi testemunha, na França e no resto do mundo. Estão no texto, por exemplo, relatos sobre a Guerra da Argélia, a revolução dos costumes, o nascimento da sociedade de consumo, algumas eleições presidenciais francesas, a virada do milênio, o 11 de setembro, entre outros episódios. A porta

"O lugar"
Um dos livros mais famosos de Annie Ernaux, é mais uma publicação na qual a autora cruza histórias pessoais com olhares sobre o mundo ao redor. Em "O lugar", ela reflete sobre laços familiares e sobre como seus estudos acabaram a distanciando dos próprios pais, de origem simples.

"A vergonha"
Em mais uma visita às suas recordações pessoais, a francesa relembra um episódio marcante de sua vida: quando seu pai tentou matar sua mãe quando ela tinha 12 anos. “Meu pai tentou matar minha mãe num domingo de junho, no começo da tarde”, escreve a autora, investigando suas próprias raízes. O episódio de violência doméstica a traumatizou e lhe acompanhou pelo resto da vida.

"Uma paixão simples"
Neste livro, a escritora descreve sua fixação por um homem casado. Ela conta com detalhes os momentos de apreensão nos quais ficou esperando por ele e os encontros que tiveram até o sujeito deixar a França para voltar ao seu país de origem, no Leste Europeu. O livro foi best-seller na França e traduzido em vários países mundo afora.

Veja também

Newsletter