Conheça o paizão Xand Avião
Em entrevista à Folha de Pernambuco, o 'Comandante' detalha a vivência com seus quatro filhos e revela seu presente de Dia dos Pais deste ano
Ele não é adepto ao “painho”, mas aí ouve o “papai” e o coração se derrete todo. José Alexandre da Silva Filho, também conhecido como Xand Avião, carrega – com orgulho – o nome de seu pai, de quem herdou também outras coisas. Aos 39 anos, o cantor leva e replica os ensinamentos vindos de seu genitor para suas outras gerações.
Do interior do Rio Grande do Norte e de origem humilde, em entrevista à Folha de Pernambuco, Xand enaltece seu pai. “Apesar de nunca ter estudado, ‘Seu’ José Alexandre sempre foi um homem sábio. Me ensinou a ser honesto, agir com respeito e ser verdadeiro em tudo. Ele sempre foi assim e eu sigo esses passos até hoje”, contou o artista.
Tornando-se pai
O itauense tem quatro filhos: Aguida (20), Adryan (18), fruto de seu primeiro casamento e Enzo (13) e Isabella (9) com a influencer e empresária Isabele Temoteo. O que pouca gente sabe é que sua primeira experiência com a paternidade foi aos 16 anos, quando Alexandre Henrique veio ao mundo prematuramente e morreu com cinco dias de vida.
Em seguida, Xand apostou todas as fichas no nascimento de Águida. Até os primeiros sete meses, enquanto a mãe trabalhava, era ele quem cozinhava, cuidava e até se arriscava nos penteados da menina. Adryan veio logo depois, mas foi quando a voz de “Casal Raiz” teve que se mudar para Fortaleza para arriscar a carreira.
Enzo e Isabella chegaram quando o ‘Comandante’ já estava mais maduro, consolidado na música e estabilizado. “Meus dois primeiros filhos passaram por poucas e boas se tratando da minha condição financeira na época. Hoje, graças a Deus, consigo dar conforto a todos com meu trabalho. Embora eles morem longe e eu viva mais momentos com os caçulas, o amor é igual”, confessou o pai apaixonado.
Xand divide-se entre o pai amigo e, ao mesmo, o que cobra. Segundo o artista, tem hora para ser ambos. “Cobro nos estudos, porque sempre fui cobrado. Sei dizer não, mas também sei explicar do porquê da negativa e compreender o que eles querem. Nós nos amamos muito e conversamos sobre tudo para que nossa relação seja a mais leve e próxima possível. Nada é mais importante que eles”.
Os momentos
Sobre lidar com quatro filhos personalidades e idades diferentes, Xand admite que dá trabalho, mas que consegue se virar. “Às vezes, cada um quer uma coisa, mas com diálogo tudo se resolve e todo mundo fica bem”, contou o cantor.
Nos natais e nas férias, a família costuma ficar toda junta. “A Isabele, minha esposa, tem uma ótima relação com a Águida e o Adryan. Bebella que tem um ‘ciuminho’ vez ou outra, mas entende que tem espaço para todo mundo”.
A pandemia
Quando perguntado sobre como o contexto pandêmico tinha mudado sua relação como pai, o artista foi cirúrgico em responder sobre valorizar os pequenos detalhes como jogar bola e cantar com o filho Enzo, que já segue seus passos, ou fazer uma ligação para os que moram longe só para saber como estão. “A pandemia foi ruim para todo mundo. Perdi meu avô e meu primo. A gente começa a enxergar que mais vale ser do que ter. A maior riqueza é a família e eu quero tá sempre perto da minha”, assegurou.
O presente deste ano
À Folha, Xand também revelou qual o presente perfeito para este ano e que vai ganhá-lo. “Pela primeira vez, vou conseguir passar este dia com meus quatro filhos e meu pai juntos. Ele já tomou as duas doses e eu posso trazê-lo para Fortaleza. Garanto que esse é o melhor presente que eu poderia ganhar. Vou estar no ceú”.