Logo Folha de Pernambuco

famosos

Conheça os mandamentos do demissexual, termo popularizado por Giovanna Ewbank

Em podcast, apresentadora revelou que não consegue ter relações sexuais com alguém sem que haja envolvimento emocional prévio

Bruno e Giovanna Bruno e Giovanna  - Foto: Reprodução / Instagram

Giovanna Ewbank apresentou um novo termo ao falar sobre sua sexualidade em seu videocast, "Quem pode, pod", que apresenta com Fernanda Paes Leme. A apresentadora de 36 anos se declarou demissexual, ou seja, só sente atração sexual em casos de vínculo afetivo com a outra pessoa.

Entenda o conceito
Demisexualidade é uma orientação sexual reconhecida em pessoas que são fisicamente incapazes de se sentir sexualmente atraídas por outra sem estabelecer uma forte conexão emocional com elas primeiro. O termo vem de estar "a meio caminho entre" sexual e assexual, diz a Asexual Visibility and Education Network.

O conceito é uma variação de assexualidade — nesse caso a pessoa não sente desejo algum por sexo — e vai além de apenas precisar gostar de uma pessoa antes de se sentir pronto para fazer sexo. Se você se identifica como demissexual, é extremamente difícil se sentir atraído por alguém sem ser amigo primeiro.

Conheça os sinais da demissexualidade


Não são grandes fãs de toque físico
Até mesmo abraços prolongados podem ser desinteressantes para um demissexual. A intimidade física, mesmo com alguém que você conhece, pode ser desconfortável e fazer você se sentir um pouco ansioso. O demissexual prefere conversar ou conhecer alguém pessoalmente, em vez de senti-lo.

Pessoas demissexuais podem crescer se sentindo diferentes
Desde a adolescência ou até antes, os demissexuais sabiam que não se encaixavam com o que todo mundo parecia interessado, sentiam-se alienados quando os amigos falavam sobre o quão sexy alguém era ou descreviam suas vidas amorosas e façanhas sexuais. Sentiram que poderiam estar perdendo alguma coisa ou que havia algo profundamente errado com eles.

Os vínculos emocionais são extremamente importantes
Confiança, abertura e conexão emocional são o que realmente faz o demissexual seguir em frente. Demissexuais se sentem empolgados quando experimentam intimidade emocional com outra pessoa e compartilham histórias pessoais. Enquanto outras pessoas podem sentir uma emoção depois de dormir com alguém, demissexuais sentem um choque de satisfação depois de uma noite de ótima conversa pessoal.

Pessoas demissexuais gostam de sexo, mas apenas em circunstâncias específicas
Ao contrário dos assexuais, que sentem repulsa pelo sexo, os demisexuais realmente gostam disso – quando condições muito específicas são atendidas. É preciso sentir um forte vínculo emocional com alguém antes de poder imaginar que gosta de ficar nu com eles. O demissexual se sente exposto e desconfortável, em vez de excitado.

Pessoas demisexuais são muitas vezes apelidadas de "puritanas"
Amigos que não entendem o conceito de demisexualidade acabam rotulando os demissexuais de "puritanos" ou algo assim.

Pessoas demissexuais anseiam por um relacionamento, mas não necessariamente por um toque físico
A parte emocional é essencial para sentir o verdadeiro sentido de conexão e desejo, mas pode ser que mesmo assim ocorra uma ansiedade quando a conexão emocional se torna física.

Demissexuais não estão sozinhos
Uma pessoa demissexual pode ser gay, heterossexual, bissexual ou pansexual e pode não ter preferência de gênero quando se trata de atração sexual. De acordo com uma pesquisa no Reino Unido, cerca de 0,6 a 5,5 da população é assexual. Dentro desse número, a maioria é demisexual.

Pessoas demissexuais não entendem a "cultura da pegação"
Demissexuais se sentem fora de sintonia com a cultura moderna de conexão. Enquanto os outros sentem que uma noite não está completa sem antes ficar com alguém no bar ou pelo menos conseguir um contato para diversão futura, o demissexual ficaria perfeitamente feliz apenas relaxando em um canto tranquilo e conversando com amigos ou até conhecer um estranho, mas sem interesse em ter nada além de um aperto de mão.

Pessoas demissexuais não sentem a necessidade de saciar suas vontades sexuais da mesma forma que as pessoas heterossexuais
Alguém que é demissexual muitas vezes se sente perplexo com o quanto o resto do mundo parece estar excitado. Pode parecer loucura a maneira como as pessoas vão explodir seus relacionamentos ou gastar grandes somas de dinheiro e grandes quantidades de tempo para tentar transar. Demissexuais simplesmente não sentem esse tipo de impulso para o sexo.

Pessoas demissexuais geralmente não avaliam a aparência física de estranhos
Quando as pessoas avaliam uma pessoa em um bar, por exemplo, em uma escala de 1 a 10, demissexuais simplesmente não entendem do que eles estão falando. É como se o conceito fosse totalmente estranho. Julgar uma pessoa apenas pelo seu perfil de namoro online, por exemplo, sem sequer ter falado com ela não é natural e não é divertido para um demissexual.

Pessoas demissexuais não ficam flertando
Demissexuais perdem a paciência com as conversas de paquera. Normalmente, eles nem percebem que estavam flertando com eles — é uma língua que demissexuais simplesmente não falam.

Pessoas demissexuais tendem a namorar amigos
A friendzone é lugar favorito dos demissexuais!

Veja também

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025
HOMENAGEM

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025

Diabolin e o Círculo de Fogo começam circulação em seis cidades de Pernambuco
arte circense

Diabolin e o Círculo de Fogo começam circulação em seis cidades de Pernambuco

Newsletter