Logo Folha de Pernambuco

MORTES

Corpo de fã de Taylor Swift, morto em assalto no Rio com 23 facadas, será velado nesta terça-feira

Gabriel era natural do Mato Grosso do Sul e foi morto a facadas por volta das 3h de domingo por dois homens durante um assalto na Praia de Copacabana, na Zona Sul da cidade

O turista de Mato Grosso do Sul Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, de 25 anos, foi morto durante assalta na madrugada deste domingo. Ele estava na cidade para o show da cantora Taylor Swift, previsto para este domingo, no EngenhãoXO turista de Mato Grosso do Sul Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, de 25 anos, foi morto durante assalta na madrugada deste domingo. Ele estava na cidade para o show da cantora Taylor Swift, previsto para este domingo, no EngenhãoX - Foto: Reprodução

Leia também

• Universidade e amigos homenageiam fã de Taylor Swift morto em assalto no Rio

• Corpo de fã da Taylor Swift será sepultado nesta terça (21) em cerimônia fechada a parentes e amigos

• Imagens mostram suspeito de matar fã de Taylor Swift fugindo após o crime

O corpo do fã da cantora Taylor Swift, Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, de 25 anos, assassinado ao ser esfaqueado num assalto em Copacabana, na Zona Sul do Rio, será velado na manhã desta terça-feira no Cemitério Santo Antônio, na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Parentes e amigos do estudante de engenharia prepararam homenagens para a despedida. Gabriel foi por dois criminosos após levar 23 facadas. O jovem estava na cidade do Rio para acompanhar o show da cantora. O sepultamento de Gabriel será à tarde, em cerimônia restrita à família.

Filho da secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social de Campo Grande, Inês Mongenot, o jovem era natural de Campo Grande, mas morava em Belo Horizonte, onde estudava engenharia aeroespacial na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e estava no Rio de Janeiro para o show de domingo, da cantora Taylor Swift. De acordo com parentes, antes do crime, a vítima estava hospedada na Barra da Tijuca e foi com um grupo de amigos à Lapa. Depois, em um carro alugado, eles foram para Copacabana e desceram até a areia para mergulhar no mar à noite.

O turista de Mato Grosso do Sul Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, de 25 anos, foi morto durante assalta na madrugada deste domingo. Ele estava na cidade para o show da cantora Taylor Swift, previsto para este domingo, no Engenhão  Foto: Reprodução/Redes Sociais

O turista de Mato Grosso do Sul Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, de 25 anos, foi morto durante assalta na madrugada deste domingo. Ele estava na cidade para o show da cantora Taylor Swift, previsto para este domingo, no Engenhão — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Gabriel cochilou na areia enquanto os amigos conversavam. Nesse momento, eles foram abordados pelos bandidos. Gabriel acordou assustado, já no meio do assalto e foi atacado. Os ladrões levaram a chave de um veículo e dois telefones celulares. Dois dos suspeitos foram detidos após o crime por policiais militares. Um deles, Alan Ananias Cavalcante, estava com o documento da audiência de custódia, realizada horas antes, no sábado (19), que o liberou da cadeia.

Nota de luto
Ontem, amigos de Gabriel prestaram homenagens ao estudante no Diretório Acadêmico e pelo Grêmio de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“O falecimento do Gabriel traz uma perda inestimável à família, aos amigos e à comunidade estudantil. No curso, Gabriel deixa gentileza, dedicação, carinho e amor, e assim será lembrado. Nossos sentimentos estão com os amigos e familiares”, afirma o grupo.

Nota de luto da universidade  Foto: Reprodução

Gabriel era natural do Mato Grosso do Sul e foi morto a facadas por volta das 3h de domingo por dois homens durante um assalto na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Ele morava em Minas Gerais, onde cursava engenharia espacial, e estava no Rio para assistir ao show da cantora.

Segundo a Polícia Civil, Gabriel estava com mais cinco amigos, todos turistas, sentados na areia da praia contemplando o mar, quando dois assaltantes, conhecidos como moradores de rua, se aproximaram. Gabriel era o único que dormia, acordando com susto ao ser abordado. Ele reagiu, sendo esfaqueado no peito. Uma testemunha relatou aos investigadores que os criminosos estavam alterados e os chutavam o tempo todo.

"A UFMG lamenta profundamente a trágica morte do jovem Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, estudante do curso de Engenharia Aeroespacial da Instituição desde 2021, e se solidariza com a família, amigos, professores e colegas de turma do estudante. A instituição está prestando o apoio necessário à sua família", afirmou a faculdade.

Gabriel também era membro de um grupo de competição e pesquisa de nanossatélites da UFMG. O grupo reúne estudantes que pesquisam e desenvolvem pequenos satélites que serão enviados ao espaço.

Imagens flagraram suspeitos
Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que os dois suspeitos de matarem Gabriel Mongenot fugiram pela Rua Figueiredo Magalhães, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Um vídeo na Praia de Copacabana mostra os amigos do jovem aflitos enquanto recebem apoio dos guardas municipais, policiais e da ambulância. A emergência chegou depois dos agentes de segurança.

Anderson Henriques Brandão, foi preso na manhã de domingo e confessou ter participado do crime. Ele já foi abordado 56 vezes pela polícia e tem 14 anotações criminais.

Jonathan, preso à tarde, foi reconhecido pelas testemunhas como autor das facadas. Contra ele há seis anotações criminais por homicídio, roubo, porte de arma de fogo, lesão corporal, furto e receptação. O caso está sendo investigado pela 13°DP, em Ipanema.

Veja também

Newsletter