fotografia

"Cuba Contemporânea": Exposição fotográfica de Mery Lemos entra em cartaz na Arte Plural Galeria

A mostra "Cuba Contemporânea" traz o olhar da produtora cultural e multiartista sobre o Festival del Caribe, realizado há 43 anos em Santiago de Cuba

"Cuba Contemporânea" é a primeira exposição fotográfica de Mery Lemos"Cuba Contemporânea" é a primeira exposição fotográfica de Mery Lemos - Foto: Mery Lemos

Muito além dos charutos, da Medicina que é referência no mundo, e do sistema político e ideológico tão debatido, Cuba, país insular no mar do Caribe, América Central, é uma profusão e exuberância de cores, crenças e manifestações culturais.

E essa vivacidade cultural é celebrada no Festival del Caribe, que acontece anualmente, desde 1981, em Santiago de Cuba, reunindo manifestações culturais caribenhas, em uma programação que envolve música, dança, cinema, teatro, literatura, cultura popular e religiosidade.

"Cuba Contemporânea"
A produtora cultural e multiartista pernambucana Mery Lemos, que teve a oportunidade de conviver e ver de perto o Festival del Caribe, em 2018, captou essa experiência e o que testemunhou lá através das lentes fotográficas de uma câmera, despretensiosamente.

Seis anos depois, a despretensão materializou-se em uma exposição fotográfica, a primeira de Mery Lemos: “Cuba Contemporânea” abre nesta quinta (22), às 18h, na Arte Plural Galeria, no Bairro do Recife.

A exposição tem curadoria de Priscila Urpia e ficará em cartaz na Arte Plural até o dia 22 de setembro. A mostra conta com 30 registros fotográficos feitos por Mery Lemos nessa ida a Cuba, em 2018. Desses, 28 são fotos impressas em formato 60x40cm, e dois painéis de 120x80cm.

Mas, essa proximidade de Mery com o país caribenho – e impressa em "Cuba Contemporânea" – começou dez anos antes. Em 2008, quando uma delegação de cubanos aportou em Pernambuco para uma edição especial do Festival del Caribe no Estado, Mery foi uma das produtoras locais a trabalhar no evento.

Em 2010, o caminho inverso: uma delegação pernambucana foi a Santiago de Cuba, sob os cuidados da Mery na produção, para participar do evento. Mais uma vez, um intercâmbio entre a cultura pernambucana e cubana e o estreitar de laços de Mery com o país.

E em 2018, ela retorna ao Festival del Caribe, para empreender uma pesquisa sobre o evento. Durante um mês em Santiago de Cuba, ela registrou suas impressões em um blog. Foi nessa ida que Mery fez os registros fotográficos que estão em "Cuba Contemporânea".

Cubanos e pernambucanos
Nessa “ponte aérea cultural e afetiva” Pernambuco-Cuba, o olhar de Mery se encantou com o que aproxima, culturalmente, esses dois territórios. “Tem umas similaridades muito loucas, e muito bonitas, na verdade, sabe?”, diz Mery.

Alguns elementos e signos de manifestações culturais nos lembram o que vemos na cultura popular pernambucana. Mas, em especial, foi no jeito do povo santiaguero que Mery viu os pernambucanos.

“Tem uma coisa de comunicação, do santiaguero e da gente, de se comunicar pelo olhar. Tem uma coisa de identificação mesmo. Tem uma coisa no jeito deles, aquela mesma malícia, safadeza e malandragem do pernambucano”, conta.

São esses olhares, jeitos, danças, tradições, cores diversas que nos irmanam que Mery traz à sua exposição, que, após Recife, seguirá para Petrolina, e ficará em cartaz na unidade do SESC no município, de 4 de outubro a 3 de novembro.

SERVIÇO
Exposição fotográfica “Cuba Contemporânea”, de Mery Lemos
Quando: Abertura nesta quinta (22), às 18h; em cartaz até 22 de setembro
Onde: Arte Plural Galeria - Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife - Recife/PE
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, das 14h às 18h
Entrada gratuita
Informações: @arte_plural_galeria

Exposição “Cuba Contemporânea” em Petrolina 
Quando: Abertura no dia 4 de outubro, às 18h; em cartaz até 3 de novembro
Onde: Sesc Petrolina - Rua Pacífico da Luz, 618, Centro - Petrolina/PE
Visitação: de quarta a sexta-feira, das 8h às 19h; sábados, das 16h às 20h; e domingos, das 12h às 16h
Entrada gratuita
 

Veja também

"Pink money": entenda as acusações contra Jojo Todynho, que se revelou uma "mulher preta de direita"
Famosos

"Pink money": entenda as acusações contra Jojo Todynho, que se revelou uma "mulher preta de direita"

"Ainda estou aqui", de Walter Salles, tem estreia antecipada para poder concorrer ao Oscar
CINEMA

"Ainda estou aqui", de Walter Salles, tem estreia antecipada para poder concorrer ao Oscar

Newsletter