Curta pernambucano reflete sobre saudade e laços familiares na quarentena
"Um Aniversário para Nida" explora relação entre mãe e filha em meio ao caos da pandemia do novo coronavírus
Ressignificar relações, permitir sentimentos, aproximar-se de si mesmo e dos seus. Se existe um lado bom em meio à pandemia do novo coronavírus e de tudo que decorre dela, estreitar laços familiares é o respirar que tem impulsionado esperança no caos.
É o que a fotógrafa e cineasta Bruna Monteiro tem experimentado e reverberado no curta “Um Aniversário para Nida”, lançado nesta sexta-feira (21) em parceria com o Sesc-PE e disponibilizado no canal da instituição no YouTube a partir das 17h.
No filme, Bruna reflete sobre a relação com a sua mãe, Cristina, profissional de saúde, explorando motes como a saudade e a importância dos laços de família em sua formação.
Em meio à pandemia, Bruna e sua mãe se isolam do restante da família para diminuir o risco de contaminação entre os entes. Fato que levam mãe e filha a descobertas de sentimentos isolados e esquecidos que surgem quando se remetem ao falecimento da avó, Vanilda.
Uma conversa íntima sobre a relação delicada da presença e da ausência materna, além da perda de quem se ama, contextualiza a narrativa que preza também em dar importância aos profissionais de saúde e à “valorização de quem permanece junto de nós”, ressalta a cineasta.
Dirigido, editado e filmado em casa, por Bruna Monteiro e por sua mãe Cristina, o filme conta com trilha sonora autoral produzida pelo músico Paulo R. A. Foram utilizados a Câmera 6D da Canon, celular para captação de áudio e imagens, assim como fotos antigas da família.
Leia também
• Livro celebra 90 anos e trajetória do jornalista e cineasta pernambucano Celso Marconi
• Lives: confira a programação da semana
• Projeto Além da Cura: novos formatos para ir adiante
Para Bruna, o curta “Um aniversário Para Nida” é um abraço a todos que estão isolados por conta do coronavírus. “Espero que o filme lembre as pessoas sobre a importância de valorizar quem está perto e leve algum bom sentimento nesses momentos difíceis”.
A cineatas ressalta, também, o apoio do Sesc para produções de audiovisual, em tempos de pandemia o acesso à arte e cultura tem sido uma cura. “Um incentivo de valorização aos profissionais e produções culturais pernambucanas”, complementa.
Comunicadora e artista visual
Bruna Monteiro é reconhecida por trabalhos na área de direitos humanos, além de também assinar o projeto audiovisual “Além da Cura” - que trabalha com saúde e mulheres.
O projeto tem publicações como podcast, vídeos e neste mês de outubro chegará também como uma websérie sobre mulheres que enfrentam o câncer em todo mundo, contextualizado também pelo momento atual da pandemia do novo coronavírus.
Serviço:
“Um Aniversário Para Nida”
Sexta-feira (21), a parir das 17h, no canal do YouTube do Sesc-PE (youtube.com/user/sescpernambuco)