FAKE NEWS

Daniela Mercury processará Eduardo Bolsonaro por vídeo editado com fala sobre Jesus

Parlamentar compartilhou gravação manipulada como se a cantora chamasse Cristo de 'muito gay'

Daniela Mercury, cantoraDaniela Mercury, cantora - Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Daniela Mercury vai processar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por distorcer uma fala sua como se ela chamasse Jesus Cristo de "muito gay" e "muito bicha". O parlamentar publicou em seu perfil no Twitter um vídeo editado atacando a artista pela declaração, que se referia, na realidade, ao vocalista da banda Legião Urbana, Renato Russo.

Daniela ingressará nesta semana com uma ação por crime contra a honra e será representada pelo criminalista José Luis Oliveira Lima. Segundo o advogado, o parlamentar será acionado por difamação. A cantora não vai se manifestar publicamente por ora. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo Globo.

O vídeo compartilhado pelo deputado, que teve mais de um milhão de visualizações no TikTok, é de um show da cantora no município pernambucano de Garanhuns, em 2018. Nas imagens manipuladas, Daniela aparece dizendo que "está chato para c*, que país de merda". Na sequência, ela diz: "Era é Jesus Cristo, sim", emendando: "Era gay, muito gay, muito bicha, muito viado, sim".

Eduardo Bolsonaro apagou a publicação em que escreveu: "Cuidado! Cenas fortes. Efeitos colaterais da abstinência de Lei Rouanet. A que ponto a pessoa contaminada chega. Deus, tenha misericórdia deles, eles não sabem o que falam".

A gravação completa tem mais de cinco minutos, enquanto a versão editada tem menos de 20 segundos. Na filmagem, Daniela criticava a retirada da peça "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu", que estava prevista programação do Festival de Inverno de Guaranhuns. No espetáculo, a história de Jesus foi recriada com interpretação da artista transsexual Renata Carvalho. O caso suscitou protestos e tentativas de censura.

Ao discursar, Daniela se disse chocada com o fato de políticos censurarem espetáculos e exposições, o que classificou como "ignorância". Ela afirmou que arte é para "incomodar, fazer pensar, refletir". A artista se revelou lésbica em 2013.

— Censurar uma peça de teatro por convicções religiosas é um absurdo. Isso não pode ser permitido, a nossa Constituição não deixa isso, a nossa Constituição não é a Bíblia — afirmou Daniela.

Durante sua fala, a cantora começa a entoar versos da música Tempo Perdido, da Legião Urbana, e diz: "Meu amigo Renato Russo (pausa)... era gay, gay, muito gay! Muito bicha! Muito viado, sim!".

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter