ATOR

Danny Masterson é expulso da Cientologia após ser condenado a 30 anos de prisão por estupro

Igreja determina que todos os cientologistas, incluindo familiares, cortem os laços com o ator, mas ainda considera que ele seja inocente

Ator Danny MastersonAtor Danny Masterson - Foto: Chris DELMAS / AFP

O ator Danny Masterson — que ficou conhecido por integrar o elenco da série de humor "That '70s Show" — foi expulso da Igreja da Cientologia após ser condenado a 30 anos de prisão por estupro, como revelou o jornal britânico "Daily Mail" nesta terça-feira (24). O artista foi definido como uma "pessoa supressiva" (ou opressora) – "SP", na sigla corrente entre os praticantes da religião –, tida pela igreja como "alguém cujo comportamento impede o progresso espiritual daqueles que o rodeiam".

O fato impõe que todos os cientologistas — incluindo a esposa de Danny, a também atriz Bijou Phillips, e toda a sua família — cortem totalmente os laços com ele. Mas mesmo com a expulsão, a igreja ainda afirma que Masterson é inocente de todas as acusações, segundo fontes internas.

O fato foi revelado por Jeffrey Augustine por meio do site "The Scientology Money Project", que se dedica a expor as controvérsias da igreja que tem, entre seus integrantes, os atores Tom Cruise e John Travolta, a atriz Elizabeth Moss, de "O conto da aia", e o músico de jazz Chick Corea, além do comediante Jerry Seinfeld.

Em entrevista ao "Daily Mail", Augustine, ele próprio um ex-cientologista, explicou as razões por trás da decisão radical de cortar relações com um membro que eles apoiaram publicamente durante dois longos julgamentos criminais.

"Eles (os oficiais da igreja) declararam Danny uma pessoa supressiva e opressora por não manter os elevados padrões éticos da Igreja da Cientologia e também por outras razões, mas não porque ele foi condenado por estupro", afirmou Augustine.

Qual a condenação para Danny Masterson?

Masterson cumprirá duas sentenças de 15 anos consecutivas, uma para cada acusação por estupro. Uma terceira acusação foi declarada anulada e rejeitada. Masterson se declarou inocente das acusações.

De acordo com a Justiça americana, os ataques ocorreram entre 2001 e 2003. O ator foi considerado pessoa com risco potencial de fuga e foi detido sob custódia após o veredicto. Em comentários emocionados durante o julgamento, a primeira vítima pediu prisão perpétua para Masterson e disse que gostaria de tê-lo denunciado à polícia mais cedo. Enquanto isso, a segunda vítima disse que perdoou Masterson e que sua "doença não é mais meu fardo para carregar".

A advogada de defesa de Masterson, Shawn Holley, pediu ao tribunal que o sentenciasse a 15 anos a serem cumpridos simultaneamente, em vez de consecutivamente. Ela argumentou que Masterson não tinha antecedentes criminais e tem uma filha pequena.

Quem são as vítimas?

As vítimas eram membros da Igreja de Cientologia, assim como Masterson. As mulheres disseram que inicialmente hesitaram em falar com as autoridades porque disseram que os ensinamentos da Igreja desencorajavam a denúncia à polícia. As mulheres deixaram a igreja.

Uma mulher afirmou que o ator enfiou um travesseiro em seu rosto em 2003 enquanto a estuprava. Masterson disse que cada um dos encontros foi consensual.

Veja também

Naldo diz que costurou vinda de Will Smith ao Rock in Rio: "Falei let's go, vamos lá"
FAMOSOS

Naldo diz que costurou vinda de Will Smith ao Rock in Rio: "Falei let's go, vamos lá"

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Newsletter