De Desmond Tutu a Belchior, as citações que estão bombando neste fim de 2021
Cards do bispo sul-africano e do cantor cearense invadiram Instagram e WhatsApp
"Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor". Nos Stories do Instagram ou nos grupos de WhatsApp, essa frase do bispo sul-africano Desmond Tutu, que morreu no último dia 26, tem sido uma das mais compartilhadas neste fim de 2021. Um verso também de "Coração selvagem" ("Não quero o que a cabeça pensa, quero o que alma deseja"), de Belchior, também tem rodado as redes.
O bispo sul-africano foi um dis maiores líderes na luta contra o apartheid e tem nessa frase ("Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor") o resumo de sua atuação contra a segregação racial. Prêmio Noel da Paz em 1984, ele foi o primeiro bispo anglicano negro de Johanesburgo no ano seguinte. Também foi arcebispo da Cidade do Cabo entre 1986 e 1996 e membro da Comissão da Verdade e Reconciliação da África do Sul entre 1995 e 2003.
Ele morreu aos 90 anos, no dia 26 de dezembro, o que fez sua frase explodir nos compartilhamentos.
Leia também
• Brasileiro assume a seleção portuguesa de futebol de cinco
• CBF divulga regulamento e calendário da Copa do Brasil de 2022
• Brasil teve 79 leilões de infraestrutura realizados, diz ministro
O verso que tem circulado ("Não quero o que a cabeça pensa, quero o que alma deseja") foi extraído da música "Coração selvagem", lançada em 1977, parte do disco de mesmo nome, o terceiro do músico de Sobral, Ceará.
"É uma bela letra a ser recuperada. Belchior recorre de forma muito eficiente aos pressuposto do romantismo clássico. Essa música tem uma característica de um lado extremo amoroso, é muito propício de um pensamento jovem", diz Jotabê Medeiros, autor da biografia "Belchior: Apenas um rapaz latino-americano".
Na virada do ano passado, outra música do artista caiu nas redes: "Sujeito de sorte", com os versos "ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro".