De Madonna a Stephen King: confira as celebridades que se manifestaram sobre a invasão na Ucrânia
Nascida na Ucrânia, Milla Jovovich também lamentou o conflito e pediu ajuda humanitária em suas redes sociais
Desde que Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia pelas tropas russas na última quinta-feira (24) que os olhos do mundo se voltaram para o conflito. Como não poderia deixar de ser, a situação também chamou a atenção de celebridades, que têm se manifestado em suas redes sociais e outras plataformas.
“Não tenho o costume de postar fotos minhas, mas hoje é uma exceção”, publicou o escritor Stephen King em sua página no Twitter. Na imagem, o autor de “O iluminado” aparece vestindo uma camiseta com a frase “Eu estou com a Ucrânia”.
I don't usually post pictures of myself, but today is an exception. pic.twitter.com/IvuiH3QVZv
— Stephen King (@StephenKing) February 28, 2022
Já a cantora e atriz Madonna tem usado seu perfil no Instagram para uma série de postagens sobre o conflito. Em seus Stories, a artista chegou a publicar uma imagem de um quadro do pintor espanhol Jesús Arrúe que associa Putin com Adolf Hitler. Ela também publicou fotos segurando uma bandeira da Ucrânia.
Nascida em Kiev, na Ucrânia, a atriz Milla Jovovich publicou um texto em seu perfil no Instagram, além de divulgar links pedindo ajuda humanitária ao país. “Estou com o coração partido e mudo tentando processar os eventos desta semana em minha terra natal, a Ucrânia. Meu país e pessoas sendo bombardeadas. Amigos e familiares escondidos. Meu sangue e minhas raízes vêm da Rússia e da Ucrânia. Estou dividida em duas enquanto vejo o horror se desenrolar, o país sendo destruído, famílias sendo deslocadas, toda a sua vida reduzida em fragmentos carbonizados ao seu redor. Lembro-me da guerra na antiga Iugoslávia, terra natal de meu pai, e das histórias que minha família contava sobre o trauma e o terror que vivenciaram. Guerra. Sempre guerra. Líderes que não podem trazer a paz. O rolo compressor sem fim do imperialismo. E sempre, as pessoas pagam com derramamento de sangue e lágrimas.”
Casado com a atriz ucraniana Mila Kunis, o ator Ashton Kutcher postou: “Estou com a Ucrânia.”
I stand with Ukraine
— ashton kutcher (@aplusk) February 25, 2022
Famoso por seu engajamento político, o ator Mark Ruffalo tem usado seu Twitter para se manifestar contra a guerra e também para compartilhar informações sobre o assunto. “Enviando amor e boas orações a todas as pessoas inocentes da Ucrânia, Rússia e Europa, que estão presas neste momento triste e corrosivo de violência e destruição assimétricas, especialmente os jovens. Você não fez nada para merecer essa perversão e espetáculo obsceno”, publicou o ator.
Sending love and good prayers to all innocent people of Ukraine and Russia and Europe who are caught up in this sad and corrosive moment of asymmetrical violence and destruction, especially the young people. You have done nothing to deserve this perversion and obscene spectacle.
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) February 24, 2022
O casal de atores Ryan Reynolds e Blake Lively pediu doações para a Ucrânia, prometendo igualar a doação dos seguidores. “Em 48 horas, inúmeros ucranianos foram forçados a fugir de suas casas para países vizinhos. Eles precisam de proteção. Quando você doar, nós igualaremos a doação até um total de US$ 1 milhão, criando um apoio em dobro”, publicou o ator.
In 48 hours, countless Ukrainians were forced to flee their homes to neighboring countries. They need protection. When you donate, we’ll match it up to $1,000,000, creating double the support. https://t.co/xCFL1Lptuw https://t.co/CHp48E1KLQ
— Ryan Reynolds (@VancityReynolds) February 26, 2022
Não repercutiu muito bem uma postagem no Twitter do ator John Cena, que afirmou: "Se eu pudesse de alguma forma convocar os poderes de um #Pacificador da vida real, acho que seria um ótimo momento para fazê-lo." Muitos apontaram que o ator aproveitou a situação para promover sua série "Pacificador", da HBO Max.
If I could somehow summon the powers of a real life #Peacemaker I think this would be a great time to do so.
— John Cena (@JohnCena) February 24, 2022
No Brasil, apresentadores como Luciano Huck e Marcos Mion se manifestaram. “A quem interessa uma guerra na Europa agora? É possível sempre dar uma chance à paz. Não por romantismo. Mas por realismo mesmo”, afirmou o comandante do “Domingão com Huck”.
Já o apresentador do “Caldeirão”, destacou: “Não é possível que em pleno 2022, com toda humanidade buscando evoluir e viver com base no respeito e igualdade, a gente tenha que sofrer com imagens de bombardeios… imagens de GUERRA. É inacreditável…”
Leia também
• Sean Penn filma, na Ucrânia, documentário sobre a invasão russa
• Zelensky: Da 'Dança dos famosos' à presidência da Ucrânia
• Além de Bela Gil, outros famosos vivem relacionamento aberto
O cantor The Weeknd adiou o anúncio do lançamento de seu novo especial por causa da invasão. “Infelizmente, só agora estou vendo o que está acontecendo com o conflito e farei uma pausa no anúncio de amanhã. Rezo pela segurança de todos”, comentou em suas redes.
Premiada autora de “O conto da aia”, que inspirou a série “The handmaid's tale”, Margaret Atwood assinou uma petição da PEN International ao lado de mais mil escritores.
No momento, o ator e diretor Sean Penn está na Ucrânia para filmar documentário sobre invasão russa.