Logo Folha de Pernambuco

Premiação

De 'Watchmen' a 'Succession': quais são as apostas do Emmy 2020

'Watchmen', 'Succession', 'Ozark' e 'A Maravilhosa Sra. Maisel' lideram as indicações da maior premiação da televisão

'Watchmen' lidera as indicações na corrida ao Emmy 2020'Watchmen' lidera as indicações na corrida ao Emmy 2020 - Foto: HBO/Divulgação

Em uma consolidação do streaming, o Emmy, principal premiação da televisão norte-americana, divulgou seus indicados da edição 2020. O anúncio foi feito ontem pelas atrizes Leslie Jones, Laverne Cox e Tatiana Maslany, o ator Josh Gad e o presidente da Academia, Frank Scherma, em um evento transmitido pelo canal da academia no Youtube. A cerimônia de entrega, que será apresentada por Jimmy Kimmel no dia 20 de setembro, ainda não tem um formato definido. A ABC, responsável pela transmissão, não descarta uma versão totalmente virtual por causa da pandemia da Covid-19.


A surpresa, embora tenha sido pioneira no mercado, ficou por conta da Netflix. A plataforma de streaming arrematou 160 indicações, sendo 42 a mais que no ano passado. Já a HBO, conhecida por produções grandiosas, foi a segunda mais indicada, com 107 nomeações ao Emmy. Grande parte dessas indicações foi para a minissérie “Watchmen”, nomeada em 26 categorias, incluindo as sete principais. Ela é seguida pela comédia de época “A Maravilhosa Sra. Maisel”, da Amazon Prime, a qual foi indicada a 20 categorias da premiação. 


Se no início da década passada, a comédia triunfava entre as premiações televisivas, a disputa, hoje, é entre as grandes produções dramáticas. “Succession” (HBO) e “Ozark” (Netflix) lideram as indicações, empatando em 18 nomeações. Na categoria “série de drama”, a primeira leva vantagem, já que arrematou a crítica especializada com uma narrativa em torno da família Roy, dona de um conglomerado de mídia internacional. Ganhando fôlego na segunda temporada, chegou a desbancar “The Crown” (Netflix) e “Big Little Lies” (HBO) no Globo de Ouro. A categoria é complementada por "Better Call Saul", “The Crown”,  “O conto da aia”, “Killing Eve”, “The Mandalorian” e “Stranger Things”.


Entre as produções de comédia, o “A Maravilhosa Sra. Maisel” deve conquistar sua segunda estatueta na premiação. Vencedora da edição 2018, a comédia dramática estrelada por Rachel Brosnahan narra a trajetória de Miriam "Midge" Maisel, dona de casa que descobre o talento para o stand-up, na Nova Iorque de 1958. A produção concorre, ainda, com “Curb Your Enthusiasm”, “Disque Amiga Para Matar”, “The Good Place”, “Insecure”, “O Método Kominsky”,  “Schitt's Creek” e “What We Do in the Shadows”. Por sua vez, a atuação de  Rachel Brosnahan também é uma das favoritas a levar em “atriz de comédia”, junto a Christina Applegate (Disque Amiga para Matar) e Catherine O'Hara (Schitt's Creek).


Entre os indicados a “melhor ator em série de comédia”, Eugene Levy  é um dos favoritos por sua atuação em "Schitt's Creek", junto a Ramy Youssef por seu papel em “Ramy”. A categoria é complementada por Anthony Anderson (Black-ish), Ted Danson (The good place), Michael Douglas (O Método Kominsky), Don Cheadle (Black Monday). Entre as atrizes que se destacaram em atuações de produção dramática, Jennifer Aniston, em “The Morning Show”, e Olivia Colman, em “The Crown”. Atuação masculina deve ir, também, a “Succession”, com Brian Cox. Ele já havia levado a estatueta no Globo de Ouro deste ano.


Minissérie

Reflexo do streaming, os canais tiveram investimento em grandes minisséries nesta edição. “Watchmen” e “Little Fires Everywhere”, da HBO e Hulu, são as favoritas a levar a categoria. “Mrs. America”, “Unbelievable” e “Nada Ortodoxa” foram indicadas, ainda, e possuem aclamação crítica por abordarem perspectivas contemporâneas em torno de direitos civis das mulheres. Em atuação, Cate Blanchett (Ms. America), Shira Haas (Nada Ortodoxa), Regina King (Watchmen), Octavia Spencer (A Vida e a História de Madam C.J. Walker) e Kerry Washington (Little Fire Everywhere) fazem uma disputa acirrada da estatueta, com ligeira vantagem à King.

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter