Logo Folha de Pernambuco

ARTE

Desenhos de Modigliani são descobertos por pesquisadores ocultos em quadro do pintor

Obra passou por raio-x, que revelou esboços escondidos; ontem, museu britânico anunciou descoberta de auto-retrato de Van Gogh em uma tela do holandês

Quadro "Nú com um chapéu", datado de 1908, do pintor Amedeo Modigliani Quadro "Nú com um chapéu", datado de 1908, do pintor Amedeo Modigliani  - Foto: Reprodução

Pesquisadores do Museu Hecht, da Universidade de Haifa, em Israel, anunciaram, nesta quarta-feira, terem descoberto três desenhos do pintor Amedeo Modigliani ocultos em um quadro de sua autoria.

O quadro "Nú com um chapéu", datado de 1908, foi submetido a um Raio-X pelos curadores do museu, o que permitiu identificar os desenhos do pintor italiano.

A pintura, que está desde 1983 no Hecth, passou pelo procedimento como parte dos preparativos para uma exposição que deve ocorrer na Filadélfia, nos Estados Unidos, em outubro.

— Através dos raios X, fomos realmente capazes de fazer esse objeto inanimado falar — disse à agência Associated Press, Inna Berkowits, historiadora de arte do museu.

Detalhes dos novos desenhos do pintor modernista não foram ainda divulgados. Não é a primeira vez que esboços ocultos são revelados em quadros do italiano. Em 2018, um raio-x revelou um retrato por trás de uma pintura do artista no Tate Gallery, em Londres.

Nesta quinta-feira outra descoberta similar foi anunciada. Um autorretrato inédito de Vincent Van Gogh, com a orelha intacta, foi encontrado atrás de outra tela do pintor holandês, segundo a Galeria Nacional da Escócia em Edimburgo.

A obra foi descoberta graças a um estudo de raios-X da tela "Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)", feita em 1885 por Van Gogh, antes de uma exposição sobre o Impressionismo no Museu Escocês.

— Quando vimos o raio-X pela primeira vez, é claro que ficamos muito emocionados — disse Lesley

Veja também

Newsletter