Desenhos de Modigliani são descobertos por pesquisadores ocultos em quadro do pintor
Obra passou por raio-x, que revelou esboços escondidos; ontem, museu britânico anunciou descoberta de auto-retrato de Van Gogh em uma tela do holandês
Pesquisadores do Museu Hecht, da Universidade de Haifa, em Israel, anunciaram, nesta quarta-feira, terem descoberto três desenhos do pintor Amedeo Modigliani ocultos em um quadro de sua autoria.
O quadro "Nú com um chapéu", datado de 1908, foi submetido a um Raio-X pelos curadores do museu, o que permitiu identificar os desenhos do pintor italiano.
A pintura, que está desde 1983 no Hecth, passou pelo procedimento como parte dos preparativos para uma exposição que deve ocorrer na Filadélfia, nos Estados Unidos, em outubro.
— Através dos raios X, fomos realmente capazes de fazer esse objeto inanimado falar — disse à agência Associated Press, Inna Berkowits, historiadora de arte do museu.
Detalhes dos novos desenhos do pintor modernista não foram ainda divulgados. Não é a primeira vez que esboços ocultos são revelados em quadros do italiano. Em 2018, um raio-x revelou um retrato por trás de uma pintura do artista no Tate Gallery, em Londres.
Leia também
• Corte nos EUA ordena publicação de documentos sobre caso Roman Polanski
• Esposa diz que Stênio Garcia tem problema cardíaco: "Quem tá me julgando manda um enfermeiro pra cá"
• Autorretrato inédito de Van Gogh é descoberto atrás de outra pintura na Escócia
Nesta quinta-feira outra descoberta similar foi anunciada. Um autorretrato inédito de Vincent Van Gogh, com a orelha intacta, foi encontrado atrás de outra tela do pintor holandês, segundo a Galeria Nacional da Escócia em Edimburgo.
A obra foi descoberta graças a um estudo de raios-X da tela "Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)", feita em 1885 por Van Gogh, antes de uma exposição sobre o Impressionismo no Museu Escocês.
— Quando vimos o raio-X pela primeira vez, é claro que ficamos muito emocionados — disse Lesley