Abuso

Detalhes sobre assédio de Melhem a Dani Calabresa causam repulsa e repercutem nas redes

Foram ouvidas mais de 40 pessoas na reportagem da revista Piauí, entre vítimas e testemunhas

Marcius Melhem, ex-diretor artístico e roteirista da Rede Globo, envolvido em denúncias de assédio sexualMarcius Melhem, ex-diretor artístico e roteirista da Rede Globo, envolvido em denúncias de assédio sexual - Foto: Reprodução/Internet

Uma reportagem assinada pelo repórter João Batista Jr., publicada pela revista Piauí, nesta sexta-feira (4), revelou detalhes sobre episódios de assédio sexual e moral denunciados contra o ator, diretor e roteirista Marcius Melhem durante o período em que ele era diretor humorístico do Zorra, atração de humor da Rede Globo. 

A maior parte da publicação relata situações que envolveram a humorista Dani Calabresa, primeira mulher a denunciar o comportamento inadequado dele aos departamentos administrativos da emissora.

Para a reportagem, no entanto, mais de 40 pessoas foram entrevistadas, incluindo testemunhas e outras vítimas de assédio moral e sexual praticados por Melhem, que foi desligado oficialmente da empresa em agosto. 

Na nota de encerramento de vínculo, porém, a Rede Globo não citou o real motivo para tal. Isso, inclusive, tem sido motivo de discórdia dentro da emissora, segundo a reportagem. Um grupo de profissionais, com representação de uma advogada, luta para que os fatos sejam apresentados. 

O texto cita, com detalhes, situações de extrema falta de respeito, dignas de repulsa. O primeiro episódio relatado envolvendo Dani Calabresa foi em uma festa pelo centésimo episódio do humorístico, em um Karaokê, no Rio, ainda em 2017.

No local, Melhem teria tentado beijá-la à força em um palco, mas ela se desvencilhou. Não satisfeito, ele a abordou na saída do banheiro, mais uma vez na tentativa de beijar a artista. Mas foi além.  

Como a artista reagiu à investida, ele imobilizou os braços dela com uma mão. "Com a outra, puxou a cabeça dela para forçar um beijo. Assustada, Calabresa cerrou os lábios e virou o pescoço, mas Melhem conseguiu lamber o rosto dela. Em seguida, tirou o pênis para fora da calça. Enquanto a atriz tentava soltar os braços e escapar da situação, acabou encostando mão e quadris no pênis de Melhem. Ao reencontrar os colegas no salão, Calabresa teve uma crise de choro. Os atores Luis Miranda e George Sauma ofereceram a ela um copo d’água e confortaram a amiga”, descreve o texto de João Batista Jr. 

A partir de então, foi uma sucessão de momentos constrangedores protagonizados pelo então diretor e roteirista do Zorra, os quais Dani Calabresa só teve coragem para expor à cúpula global em 2019. Antes disso, ela chegou a sofrer boicote profissional por parte dele e teve de recorrer a medicações para conseguir dormir. 

Após as denúncias da humorista, outras mulheres também procuraram o Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico da Globo, então chefiado por Monica Albuquerque. De acordo com a publicação da Piauí, foi sugerido a Melhem que procurasse um terapeuta. Apenas isso. Sem qualquer pena, o que desagradou não só as vítimas, mas testemunhas e amigos próximos. Procurado pela revista, Melhem disse que não se pronunciaria porque “a sentença já estava dada”. Falou ainda que procurará justiça. 

O assunto, claro, foi um dos mais comentados desta sexta-feira nas redes sociais. Muitos artistas e personalidades escreveram para dar força às vítimas, além de enaltecer a coragem de Dani Calabresa em levar as denúncias adiante.

É sabido que, muitas vezes, as mulheres acabam silenciando esse tipo de situação, sobretudo por terem julgamentos externos. O próprio Melhem, segundo a reportagem da Piauí, no momento de pedir desculpas a ela após o episódio inicial, ainda 2017, disse que “a culpa” era dela, por estar muito gostosa. 

Em entrevista ao portal de notícias UOL, a atriz pernambucana Fabiana Karla disse que legitima a dor de Dani Calabresa e que era visível a angústia que ela sentia quando precisava gravar no Rio de Janeiro.

Confira algumas reações: 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter