"Deus e o Diabo na Terra do Sol" terá cópia em 4K exibida no Festival de Cannes
O filme de Glauber Rocha estreou mundialmente no mesmo festival, em 1964
Depois de quase 60 anos, "Deus e o Diabo na Terra do Sol" voltará ao Festival de Cannes, que ocorre de 17 a 28 de maio. Restaurado em versão 4K, o filme de Glauber Rocha estará na mostra Cannes Classics, dedicada aos clássicos e à preservação do patrimônio cinematográfico mundial.
Indicado à Palma de Ouro, o longa-metragem estreou mundialmente na competição do mesmo festival, em 1964. O produtor Lino Meireles e Paloma Rocha, filha de Glauber, se reuniram para a realização de uma cópia restaurada, finalizada em 2022.
O novo restauro foi realizado na Cinecolor, empresa parceira da Cinemateca Brasileira, onde estava armazenada a cópia em película. Parte da obra de Glauber foi perdida no incêndio que atingiu um dos galpões da Cinemateca, em São Paulo, em julho de 2021.
Leia também
• Filme aborda danças populares do interior de Pernambuco
• Biografia de Chico Science está prestes a virar um filme, diz colunista
• David Cronenberg, James Gray e os irmãos Dardenne no 75º Festival de Cinema de Cannes
Em "Deus e o Diabo na Terra do Sol", o vaqueiro Manuel (Geraldo del Rey) e sua esposa Rosa (Yoná Magalhães) fogem para o sertão depois que ele mata um coronel que tenta enganá-lo. A obra mescla influências literárias de Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Euclides da Cunha.