Dia das Crianças: conheça livros atuais da literatura infantojuvenil
A reportagem da Folha de Pernambuco selecionou publicações recentes que estão contribuindo para o crescimento da literatura infantojuvenil brasileira nos últimos anos
Leia também
• Alexsandro Souto Maior lança "A Seiva", seu novo livro de poemas
• Livros ganham diferentes formatos de leitura inclusiva
• Bienal do Livro de São Paulo terá a primeira edição virtual
Toda criança gosta de se imaginar como herói ou heroína, a se desafiar na criação de histórias e se identificar na pele daquele personagem favorito. Esses processos são possíveis, em parte, por causa da literatura. E ela vem sendo consumida cada vez mais pelas crianças brasileiras, segundo a pesquisa “Retratos da Leitura”, que afirma ter crescido a relação entre a faixa etária e os livros no último levantamento, em 2020. Neste 12 de outubro, data que celebra crianças e leitura, a reportagem da Folha de Pernambuco selecionou publicações recentes que estão contribuindo para o crescimento da literatura infantojuvenil brasileira nos últimos anos.
“E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas"
Quase todas crianças têm uma relação de medo com o escuro. Pai de duas filhas, de 10 e 2 anos, o rapper Emicida vivencia essa relação das meninas com esse aspecto. Depois do livro “Amoras”, em 2018, o artista e escritor lançou recentemente o livro “E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas”, numa parceria entre a Companhia das Letras e o LAB Fantasma. Nas páginas ilustradas por Aldo Fabrini, ele traz a história de uma menina que tem medo da escuridão, que por sua vez, também é uma personagem na história. Ela também tem receio da claridade e o autor constrói uma história que ajuda as duas a se descobrirem. Onde encontrar: e-commerces e livrarias digitais. Livro: 29,90. Ebook: 19,90.
“50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”
É comum que os super-heróis sejam os mais desejados nas histórias infantis. Mas, por que eles não podem ser mulheres reais e próximas da gente? É com esse desafio que a escritora e jornalista Déborah Tomé lançou o livro “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, em 2017, com biografias de grandes mulheres brasileiras. O livro traz ilustrações também feitas por mulheres e foi lançado pela editora Record. Nele, meninos e meninas podem aprender histórias de Zilda Arns, Maria da Penha, a jogadora Marta e Carolina de Jesus, por exemplo. Onde encontrar: e-commerces e livrarias digitais. Livro: 59,90. Ebook: 41,90.
Coleção “Os Minúsculos”
A escritora e mestra em teoria literária Cléo Busatto traz uma coleção com cinco volumes da obra “Os Minúsculos”, com temáticas sociais para as crianças. O preconceito racial, violência no esporte, trabalho infantil, abandono na infância, bullying escolar, preconceito social, relação familiar e a descoberta da paixão são alguns debates desafiantes que ela traz às crianças, mostrando que é possível crescer longe de preconceitos e juízo de valores. Amizade, lealdade e fraternidade são alguns dos pontos trazidos pela autora. Venda: www.cleobusatto.store. Preço: R$ 50.
“O Black Power de Akin”
O que se fazer quando um menino negro perde sua autoestima? É exatamente isso que acontece com o personagem Akin, de 12 anos, que cobre o boné para ir a escola por vergonha do seu cabelo. Na história “O Black Power de Akin”, a escritora Kiusam Oliveira narra como o avô do jovem ajuda a resgatar a confiança em sua beleza através do poder da ancestralidade. O livro pode ser encontrado em e-commerces e livrarias digitais. Preço: R$ 46,00.