Logo Folha de Pernambuco

Ciranda

Dia Estadual da Ciranda é celebrado nesta quarta (10) com coletânea e programação diversa; confira

Data homenageia Mestre Baracho, considerado um dos principais representantes do ritmo

Projeto leva apresentações de ciranda ao Pátio de São Pedro Projeto leva apresentações de ciranda ao Pátio de São Pedro  - Foto: Divulgação

Há 116 anos, nascia Antônio Baracho da Silva - mais conhecido como Mestre Baracho, um dos principais representantes da Ciranda, falecido em maio de 1988. Tanta relevância para a manifestação artística foi reconhecida, e sua data foi imortalizada como o Dia Estadual da Ciranda - celebrado nesta quarta-feira (10).

Antes de ser reconhecida por todo o estado, o marco já era comemorado na cidade de Abreu e Lima, casa de Baracho - natural de Nazaré da Mata - durante a maior parte de sua vida. Foi só em 2019, ano em que o ritmo Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil assumiu protagonismo da Fenearte, que o então governador Paulo Câmara instituiu a data comemorativa no calendário pernambucano.

Para a capital pernambucana, a celebração nunca tomou grandes proporções, em parte devido à pandemia, que impediu o estado de experienciar as festas em homenagens ao ritmo. Com a aprovação do projeto da vereadora Cida Pedrosa, que estabelece o Dia Municipal da Ciranda no Recife, a cidade deve encontrar uma programação diversa de manifestações artísticas ao longo da semana.

Programação cultural
A agenda cultural dedicada à Ciranda no Recife acontece já nesta quarta-feira (10), a partir das 17h30, no Pátio de São Pedro, onde Mestras e Mestres Cirandeiros se reúnem para debater temas relacionados ao patrimônio cultural, incluindo sobre a importância de um dia que celebre o ritmo e a arte popular.

O encerramento da atividade contará com um show de lançamento da coletânea “Cirandas de Pernambuco”, disco realizado com incentivo do Funcultura que reúne dezesseis Mestras e Mestres da Ciranda - todos presentes na apresentação. As atividades são gratuitas e realizadas em parceria com a Prefeitura do Recife.

Já no município de Carpina, na Mata Norte, a comemoração acontece no sábado (13), com shows dos Mestres Hamilton, João Limoeiro e Noé, e das Mestras Biu e Dulce Baracho, filhas do consagrado Mestre Baracho. O evento acontece a partir das 19h30, na Praça São Sebastião, no centro da cidade. O evento é realizado em parceria da Associação das Cirandas de Pernambuco, da Prefeitura de Carpina e do Governo do Estado de Pernambuco, e é aberto ao público.

“Cirandas de Pernambuco”
O lançamento da coletânea que reúne dezesseis nomes de diferentes gerações da Ciranda é mais uma novidade para as celebrações desta quarta. O disco estará disponível em todas as plataformas de streaming, e também no canal do YouTube da Associação das Cirandas de Pernambuco, que também disponibiliza letras e ficha técnica completa do projeto. Para os amantes dos álbuns físicos, o projeto em breve estará disponível para a distribuição.

O projeto soma os ritmos e sotaques de veteranos como Lia de Itamaracá, e novatos como o Mestre Canarinho, de apenas 18 anos. Os outros Mestres e Mestras incluídos no disco são: Biu e Dulce Baracho, João Limoeiro, Anderson Miguel, Bi, Zé Dias, Josivaldo Caboclo, Hamilton, Cristina Andrade, Sérgio da Imperial, Margareth, Noé, Carlos Antônio e Elisete Souza.

A coletânea, gravada no Recife, é uma realização de Josivaldo Caboclo e Ricco Serafim, com direção musical de Maciel Salú, co-direção de Henrique Albino, e Rute Pajeú como assistente de direção musical. A produção musical foi assinada por Ricco Serafim, Adiel Luna e Maciel Salú; e a produção executiva por Joana D'Arc Ribeiro. O projeto contou com o incentivo do Funcultura, do Governo de Pernambuco.

Veja também

Newsletter