Logo Folha de Pernambuco

Cultura+

'Diamante Hortelã', álbum de Raphael Costa, chega às plataformas de streaming

Segundo Raphael Costa, o peso e o simbolismo das palavras diamante e hortelã foram determinantes para batizar o álbum

Capa do álbum "Diamante Hortelã", de Raphael CostaCapa do álbum "Diamante Hortelã", de Raphael Costa - Foto: Quânticos Atos Criativos

Diamante Hortelã, primeiro álbum da carreira do músico e compositor Raphael Costa, chega nesta quarta-feira (23) às plataformas de streaming. Fazendo um passeio por momentos marcantes de sua vida, o artista retrata desde sua relação na infância com a cidade de Olinda, até situações que passou na França.

Foi em 2016 que o músico entrou em estúdio e começou toda pré-produção do álbum. Porém, o seu primeiro trabalho é carregado de uma memória afetiva muito especial. “Esse disco tem muito mais do que esse tempo (2016), tudo começou na minha cabeça quando eu realmente ganhei meu primeiro violão, com 7, 8 anos” conta.

Todo seu entrosamento com o cantor Marcelo Jeneci (produtor musical de "Diamante Hortelã") foi fator fundamental para a concepção da obra. “Marcelo é meu amigo de muitos anos, antes mesmo dele compor. Foi uma coisa muito natural. foi meio óbvio pra gente”.

Segundo Raphael, o peso e o simbolismo das palavras diamante e hortelã foram determinantes para batizar o álbum. Ele conta que estava morando em São Paulo, quando alguém falou a palavra diamante. “Fiquei ali encucado com o peso da palavra, é como se o peso da palavra diamante sustentasse. O músico sentiu a mesma sensação com a palavra hortelã. “Quando fiz a junção das duas palavras, aconteceu algo pra mim assim que não sei exatamente dizer, não sei traduzir, causa uma terceira sensação”.

Leia também:
Cantor pernambucano Almério conquista o prêmio revelação
Cepe Editora inaugura nova livraria no Mercado Eufrásio Barbosa

O disco traz 11faixas autorais e contou com a participação especial de Elba Ramalho, na música “Juninamente. A cantora já sabia da música e topou de bate pronto. “Conheci Elba na Casa de Seu Jorge (bar que o próprio Raphael mantinha com seu pai no bairro do Rosarinho) felizmente no mesmo dia que Dominguinhos estava", relembra.



Sobre a preparação para lançar uma turnê, Raphael garante que já anda pensando nessa possibilidade. A ideia é não ficar atrelado a espaços fechados, como teatros por exemplo. Como a liberdade de um pássaro que embeleza a capa do disco, Costa diz que pretende com o seu trabalho ocupar as praças, os coretos e as ruas.

Produzido em Fortaleza, Diamante Hortelã, teve a participação de vários músicos experientes. São eles: Gilú Amaral (percussão), Rogério Samico (baixo, guitarra, guitarra 12 cordas, cuatro e violões), Thiago Hoover (guitarras), Pedro Fonseca (violão 7 cordas), Igor Ribeiro (bateria), Pepeu (bateria) e Yury Kalil (bateria, engenheiro de gravação e mixagem do disco).

Veja também

Globo fecha contrato com 19 marcas para o 'BBB 25'
BBB 25

Globo fecha contrato com 19 marcas para o 'BBB 25'

Em 'Queer', Daniel Craig vive protagonista que se apaixona por homem mais jovem
CINEMA

Em 'Queer', Daniel Craig vive protagonista que se apaixona por homem mais jovem: "Acho risível a masculinidade", diz ator

Newsletter