Música

Diogo Nogueira homenageia de Vinicius de Moraes a Alceu Valença em show intimista

"Versões" reúne artistas para cantarem versões personalizadas de músicas consagradas dos mais variados gêneros

Diogo NogueiraDiogo Nogueira - Foto: Guto Costa

"Sempre bate um nervosismo, o famoso frio na barriga. E quando o repertório é novo e diferente, tudo fica um pouco mais tenso. Mas depois que começa o resto se torna tranquilo", diz Diogo Nogueira, 39, sobre cantar clássicos do cancioneiro popular brasileiro.

Com apresentação de Dedé Teicher, o programa Versões reúne artistas, como o sambista carioca, para cantarem versões personalizadas de músicas consagradas dos mais variados gêneros. Além de Nogueira, Vitinho, Xamã, Tássia Reis, Boogarins e Selvagens à Procura de Lei são artistas confirmados da nova temporada da atração, que neste ano ganhou a parceria da marca de whisky Ballantine's.

Cada convidado cantará em torno de 13 músicas de forma intimista. O programa é exibido sempre aos domingos no Multishow, às 22h30. A estreia foi com Diogo Nogueira, no dia 7 de março, cujo programa será reprisado nesta quarta-feira (10) no canal Bis, às 23h.

O sambista carioca escolheu músicas do cancioneiro popular que vão de Alceu Valença a Lulu Santos. No repertório, destaque para canções como "Canto de Ossanha", de Vinicius de Moraes e Baden Powell, "Como Uma Onda", parceria de Lulu Santos e Nelson Motta, "Travessia", de Milton Nascimento e Fernando Brant, "Tropicana", de Alceu Valença com Vicente Barreto, e "Força Estranha", de Caetano Veloso.

"O barato é poder trazer essas canções para um formato de voz e violão que é novo para mim. As pessoas têm o costume de me ver sempre com banda grande, até porque o samba é um ritmo que pede isso. Espero que todos curtam esse lado mais intimista", diz o artista.

Nogueira afirma que esse projeto é bem emocionante para ele por resgatar canções que o levam sempre às lágrimas, como "O Bêbado e a Equilibrista", de Elis Regina (1945-1982). Ele diz que sempre que entoa essa melodia acaba se emocionando e que o maior desafio será cantar as que nunca cantou.

"Escolhi músicas que sempre ouvi desde menino. A música brasileira é muito rica e temos excelentes intérpretes e compositores. Quis homenagear não só o repertório, mas os artistas que fizeram essas músicas ficarem conhecidas."
Versões By Ballantine's terá seis episódios e uma websérie com conteúdo exclusivo no YouTube do canal Música Multishow, com depoimento dos artistas sobre suas carreiras e inspirações. "Multishow tinha me chamado para gravar o programa na edição que aconteceu em 2020, mas em função de agenda e da pandemia não gravamos. Finalmente deu certo e foi incrível. Todos vão curtir", diz Nogueira, que no palco terá o auxílio do diretor musical Rafael dos Anjos.

No próximo domingo (14), o programa recebe o cantor Vitinho, que vai homenagear o grupo Exaltasamba. Ele diz acreditar que imprimir sua identidade em clássicos do Exalta seja o desafio mais gostoso de sua trajetória. "Exaltasamba foi uma faculdade para todos os pagodeiros. Por ali passaram não só Péricles, mas outros dois outros grandes cantores, como Chrigor e Thiaguinho que me ensinaram bastante."

O programa também terá a participação de Xamã com as músicas do Legião Urbana; a banda de rock psicodélico Boogarins, que tocará Clube de Esquina; a rapper Tássia Reis, que interpretará Alcione; e o rock da banda cearense Selvagens à Procura de Lei homenageando Belchior (1946-2017).

Destaque do rap brasileiro, o cantor Xamã afirma ser um prazer e a realização de um sonho dar uma nova roupagem as músicas do Legião Urban. A escolha se deu pela construção poética de Renato Russo (1960-1996) ter tudo a ver com o pensamento dos membros da banda.

Interpretar o Clube da Esquina não será difícil para os músicos do Boogarins, que cresceram ouvindo nomes como Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes. "Essa homenagem deixa a coisa toda mais especial para nós e para os nossos fãs que sempre relacionaram nosso som ao Clube da Esquina."

Já Tássia Reis diz que logo pensou em Alcione como inspiração ao receber o convite por poder transitar pela pluralidade da musicalidade da cantora e instrumentista maranhense. "Além de me sentir representada pela elegância e beleza dessa super cantora preta, Alcione me influenciou a falar de amor, que é um dos meus assuntos preferidos."

"Estava tudo na cabeça. Então, procuramos trazer as músicas para o nosso universo com rock psicodélico e até reggae.

Quem diria que 'Apenas um Rapaz Latino-Americano' viraria um reggae", diz o cantor Rafael Martins sobre a homenagem da banda Selvagens à Procura de Lei a Belchior.

VERSÕES BY BALLANTINE'S
Quando Aos domingos, às 22h30
Onde Multishow
Reprise Às quartas no Canal BIS, às 23h

 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter