Logo Folha de Pernambuco

BBB22

"Por sua causa, Linna, o Brasil inteiro sabe: não tem mais desculpa para errar o pronome, é ela"

Discurso de Tadeu Schmidt em eliminação de Linna exaltou representatividade de uma travesti que fez história no Big Brother Brasil

Tadeu Schmidt e Linn da Quebrada, no BBB22Tadeu Schmidt e Linn da Quebrada, no BBB22 - Foto: Reprodução/Instagram

Não foi um discurso qualquer, tampouco um "mero" falatório de eliminação como é de praxe em cada uma das saídas dos participantes do BBB. Tadeu Schmidt foi porta-voz de muitos em um universo (ainda) explorado por poucos: o lugar que pode ( e deve) ser ocupado por uma travesti em um reality televisivo.

Emparedada ao lado de Eliezer e Gustavo, Linna foi eliminada com 77,6% - percentual que descreve a maioria quase que absoluta 'do lado de cá do mundo', que quis vê-la fora da casa do BBB22. Em contrapartida, Eliezer obteve 15,66% de rejeição e o paranaense 'hetero top' 6,74% dos votos do público.

 

"E o que brada a Linna? Brada por respeito", como diria Schmdit no meio de um discurso que emocionou, até, os participantes da casa - que parabenizaram o apresentador em ação cuja iniciativa de Arthur Aguiar foi acompanhada em forma de aplausos pelos demais confinados. 

No discurso, Tadeu Schmidt destacou, entre outros pontos, a representatividade de Linna e o quanto ela ensinou, por exemplo, sobre o uso correto do pronome 'ela' e do artigo 'a' para referir-se ao que ela é: uma travesti. "O Brasil inteiro sabe: não tem mais desculpa para errar o pronome, é ela", ressaltou o apresentador.

Sutilmente Schmidt também falou sobre palavras pejorativas que são ditas em referência às travestis - assunto que o apresentador trouxe à tona, decerto, após postagens ofensivas terem sido publicadas no perfil de Arthur Aguiar, pelo administrador das redes do ator.
 

Reprodução/Globoplay


Entre outras, frases como "Por que as pessoas gostam tanto de traveco" foram publicadas nas redes de Arthur - fato que foi repudiado pela esposa do ator e cantor, Mayra Cardi, que "colocou de castigo" a pessoa responsável pela postagem.

 "Por sua causa, Linna, não tem mais desculpa para errar o artigo, é 'a travesti', e é travesti, e não alguma palavra pejorativa", ressaltou o apresentador no discurso que segue abaixo, na integra.

"A Linna, ela que adora brincar com as palavras e suas sonoridades, que tem o nome artístico Linn da Quebrada, que pode ser lido também como 'linda', 'quebrada', ou ainda como 'linda, que brada', do verbo bradar, dizer em voz alta, gritar, proclamar, exigir. E o que brada a Linna? Brada por respeito. Você disse um dia desses que sempre sonhou com a possibilidade de o Brasil torcer por alguém como você.

E hoje eu pergunto, por que o Brasil não torceria por alguém como você? Eu acredito que você conseguiu, que as pessoas torceram por você ou contra você, pelo que você fez dentro dessa casa, e só. Eu acredito que você conseguiu. Por sua causa, Linna, o Brasil inteiro sabe: não tem mais decsulpa para errar o pronome, é ela. Por sua causa, Linna, não tem mais desculpa para errar o artigo, é 'a travesti', e é travesti, e não alguma palavra pejorativa.

Quem é capaz de medir o quanto esses erros mexeram com as pessoas aqui fora, o quanto definiram trajetórias aí dentro. Não foi só o Júnior que você matou, Linna, você matou também um bocado de preconceitos, e pra conseguir isso, Linn não teve que bradar, ela apenas aceitou se expor, inteira, por inteiro, inteiramente. Não sei se vocês perceberam, mas hoje foi diferente hoje não teve suspense, hoje era dia de dizer o que precisava ser dito: quem sai hoje é você, Linna".  

Elogios nas redes
Após o discurso de Tadeu e eliminação de Linna, a Internet reverberou as palavras do apresentador em postagens de famosos. Veja a repercussão:

 

 


 

 

 

 

Veja também

Newsletter