TV ABERTA

Documentário da Orquestra Criança Cidadã no Vaticano vai ao ar ainda este ano

Todos os passos da viagem da instituição do Recife em Roma, ao lado de instrumentistas italianos, russos e ucranianos, foi registrado e será lançado em TV aberta

Orquestra Criança Cidadã no Vaticano, diante do Papa FranciscoOrquestra Criança Cidadã no Vaticano, diante do Papa Francisco - Foto: Leusa Santos/Folha de Pernambuco

A viagem para Roma da Orquestra Criança Cidadã, do Recife, vai virar documentário em breve. O "Concertos pela Paz" será lançado ainda este ano e vai mostrar todos os passos da viagem dos integrantes até chegar na apresentação no altar-mor da Basílica de São Pedro e na Sala Paulo VI, no Vaticano, em novembro deste ano.

Para a missão artística internacional, a Orquestra Criança Cidadã levou para solo europeu uma comitiva de 25 instrumentistas, que se juntou a 12 alunos da Fondazione Asilo Cavalsassi e 16 músicos convidados — oito russos e oito ucranianos. A segunda apresentação, perante o Papa Francisco, incluiu a leitura de um apelo à reflexão, sob o lema “Com a arte, não há guerra”.

Agora, todos os passos da viagem — desde os ensaios e a expectativa dos músicos até os momentos mágicos vividos na Itália e no Vaticano — irão se transformar em um documentário, que já se encontra em fase de edição e conta com imagens de Nido Machado, roteiro e direção de Cleo Coelho, narração de Francisco José e patrocínio da Caixa.

No documentário, os relatos de Antonino, de seus colegas da comunidade do Coque, no Recife, e dos instrumentistas europeus convergem para o sucesso da mensagem de apelo ao convívio pacífico entre os povos. A guerra não terminou, mas aqueles que se sentaram lado a lado para tocar Vivaldi, Villa-Lobos, Piazzolla e outros grandes nomes da música hoje se tornaram irmãos e alimentam a esperança de verem suas nações voltarem à tranquilidade.

A concretização da viagem, que contou com o apoio do Charis Internacional e da Comunidade Obra de Maria, envolveu uma complexa organização logística, mas nada comparável aos obstáculos referentes às nacionalidades dos países beligerantes. Parte dos convidados atendeu ao chamado da Fondazione Asilo Cavalsassi e outra parte, ao da Orquestra Criança Cidadã — por intermédio de seu ex-aluno Antonino Tertuliano. As recusas, porém, a princípio foram muitas.

 

Veja também

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman
Crítica

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''
ASSALTO

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''

Newsletter